Cuidados com a escova de dentes

Escovar os dentes após as refeições é uma das principais dicas dos dentistas para conservar uma boa dentição e ficar livre de cáries e…

Escovar os dentes após as refeições é uma das principais dicas dos dentistas para conservar uma boa dentição e ficar livre de cáries e placa bacteriana. Mas para manter os germes longe de você não basta usar sempre a escova de dentes, é preciso também conservar e cuidar dela bem e não se esquecer de trocá-la regularmente, para que não perca a eficácia. Confira algumas dicas de precauções a serem tomadas com esse item:

Troque a escova a cada três meses (Foto: divulgação)

Cuidados com a escova de dentes

Uma das principais dicas de cuidados com a escova de dentes é fazer a troca desse item com frequência. O ideal, segundo especialistas, é que a escova seja substituída depois de três meses. Depois disso, a escova já não consegue agir como deveria para proteger os dentes da placa bacteriana, pois as cerdas não conseguem alcançar todos os pontos dos dentes, por terem se desgastado muito. O produto também deve ser substituído se você tiver tido algum problema de saúde como uma gripe, uma vez que micro-organismos podem ficar na escova e fazer com que você fique doente de novo.

Lave bem em água corrente após a escovação (Foto: divulgação)

Como cuidar da escova de dentes: dicas

Outra sugestão de cuidado com a escova de dente é mantê-la no mínimo um metro e meio longe do vaso sanitário e não deixá-la sobre a pia. Quando a descarga é acionada, as bactérias do ar podem se movimentar e chegar até a escova. É importante lavar bem a escova depois do uso e deixá-la guardada em pé, para que esteja seca até a próxima vez que você usar. O mais adequado é ter um local aberto e ventilado para deixá-la.

Guarde em local arejado e não deixe uma escova tocar na outra (Foto: divulgação)

Os cuidados com a escova de dentes levam em conta o uso individual desse artigo. Lembre-se de jamais usar a escova de outra pessoa ou permitir que alguém use a sua, evite também que uma peça toque na outra, para evitar o risco de contaminações. E para acabar com micro-organismos presentes na escova, você pode jogar um pouco de antisséptico bucal sobre as cerdas e lavá-la bem antes de usar para remover o produto e os germes que porventura tenham sido eliminados.

Leia também: Escova Dental: Higiene Perfeita

Como escolher a escova de dentes certa: dicas

 

Top