Cuidados básicos com o jardim

O jardim residencial se revela um espaço reconfortante e agradável, pois permite que os moradores entrem em contato com a natureza. Entretanto, não é…

Os cuidados envolvem regas, adubo, luz solar e controle de pragas.

O jardim residencial se revela um espaço reconfortante e agradável, pois permite que os moradores entrem em contato com a natureza. Entretanto, não é tarefa simples cultivar um espaço com belas flores, árvores e plantas em geral, afinal, é necessário conhecer e colocar em prática os principais cuidados da manutenção.

Mais difícil do que elaborar o paisagismo da residência é conseguir mantê-lo bonito e saudável, por isso é importante dedicar um tempo de cada dia para realizar as atividades básicas que garantem a sobrevivência das plantas. O morador que deseja cuidar do seu jardim deve ficar atento às regas, a iluminação, as podas e as pragas que podem interferir no cultivo.

Antes de atuar nos cuidados frequentes do jardim, é essencial conhecer as características de cada planta cultivada. Como nem todas as espécies possuem as mesmas necessidades, o morador deve tomar cuidado para não exagerar na quantidade de água ou na exposição aos raios solares.

Saiba mais: Cuidados com as plantas de outono

Confira a seguir alguns cuidados básicos que as pessoas devem ter com o jardim:

Para favorecer as regas, é necessário cultivar plantas com necessidades semelhantes.

Irrigação
As regas devem ser frequentes no jardim, para que as plantas cresçam saudáveis e permaneçam bonitas. No entanto, é recomendado conhecer a quantidade de água que cada espécie precisa para sobreviver, caso contrário, as raízes podem apodrecer devido o excesso de umidade. Como o jardim é um conjunto, os especialistas aconselham o cultivo de plantas com necessidades semelhantes para não sobrar ou faltar água.

Luz do sol
Para que as plantas possam se desenvolver e se alimentar, elas devem contar com um bom acesso a iluminação. Mas, como nem todas as espécies resistem ao excesso de calor e a outros efeitos da exposição ao clima, vale a pena cultivar em um mesmo ambiente as plantas com necessidades parecidas.

Leia Também:  MSC Cruzeiros 2015 - Brasil, Nordeste

Podas
As podas variam de acordo com o tipo de planta, mas ela deve acontecer sempre que as plantas do jardim apresentarem um crescimento acelerado ou folhas danificadas.

Para que as plantas cresçam saudáveis, é importante se preocupar com os nutrientes do solo.

Adubo
As plantas só vão conseguir crescer com saúde se o solo for de qualidade, por isso se preocupe em escolher um tipo de adubo para o seu jardim e aumentar a quantidade de nutrientes da terra.

Pragas e doenças
A maioria dos insetos que vivem no jardim não prejudicam as plantas, muito pelo contrário, proporcionam benefícios. No entanto, também existem as famosas pragas que se alastram e contaminam algumas espécies de plantas. Para evitar este problema, é importante manter uma boa manutenção, além de usar soluções caseiras para acabar com a presença dos insetos danosos, como a mistura de fumo com água. Evite inseticidas e outros produtos agressivos.

Caso o jardim seja contaminado por uma doença, também é necessário encontrar meios de conter o problema. Ao invés de aplicar produtos agressivos, contrate um profissional especializado.

Ervas daninhas
As ervas daninhas são prejudiciais para as plantas, pois elas roubam os nutrientes do solo e interferem no acesso à luz solar. Para combatê-las é necessário arrancar manualmente, sem usar a enxada, porque ela não remove as ervas pela raiz.

Veja também: Como Cuidar De Orquídeas No Inverno

Top