Cuidados ao vestir o bebê

Para os papais de primeira viagem, quase todos os procedimentos com a criança parecem muito mais difíceis do que realmente são. Trocas de fralda,…

Para os papais de primeira viagem, quase todos os procedimentos com a criança parecem muito mais difíceis do que realmente são. Trocas de fralda, banhos e como vestir suas roupinhas sempre causam insegurança, pois os pais têm medo de machucar a criança. Porém, nem tudo é tão difícil, embora necessite de muito cuidado. Vestir a criança também tem suas minúcias, ainda que seja uma tarefa bem simples. Veja alguns cuidados ao vestir o bebê.

As tarefas para o bem estar do bebê, embora exijam cuidados, não são complicadas (Foto: Divulgação)

Preparando o local

O corpinho do bebê deve ser acomodado numa superfície uniforme e confortável. Pode ser o trocador ou, caso os pais não o tenham, poderá ser a cama. É importante deixar ao alcance todas as peças que irá colocar no bebê. Isso permite que a mãe ou o pai esteja sempre perto da criança, pois ela não ficar sozinha, nem por alguns segundos.

Em relação às roupas, também sempre há dúvidas. O ideal é tomar como referência as suas próprias roupas, ou seja, mesmo se o clima estiver quente e você estiver usando roupas adequadas a temperaturas altas, as roupas do bebê deverão ser mais fechadas que as suas. Mas deve-se tomar cuidado para não exagerar nos agasalhos, para que a criança não fique incomodada.

A roupa do bebê deve ser mais quente do que a dos adultos (Foto: Divulgação)

Como vestir o bebê

Deve-se começar a vestir o bebê pelo body ou blusinha. Pegue a gola da roupa e, com cuidado, passe-a pela cabeça do bebê, começando pela parte de trás (nuca). Isso facilitará, na hora de passar o rosto da criança, pela peça. Após passar pela cabeça, é hora de colocar as mangas. Para isso, o ideal é enrolar todo o tecido, para que as mãozinhas do bebê passem mais rapidamente pelos punhos. Segure a mão da criança, de forma que os dedinhos dela não fiquem presos na roupa. Repita com outro lado e erga, delicadamente, o corpo da criança, passando o restante da peça por baixo dela. Caso seja um body, abotoe-o, tomando o cuidado para que os botões não belisquem a pele do bebê.

Deve-se ter cuidado com as mãozinhas e os pezinhos (Foto: Divulgação)

Se for vestir o bebê com uma calça, faça o mesmo procedimento que fez com as mangas. Enrole o tecido das pernas e, somente depois, passe os pezinhos pela abertura da peça. Repita com a outra perna e, então, levante um pouco o bumbum do bebê, vestindo o restante da calça. Depois disso, coloque as meias, que também devem ser enroladas, antes.

Continuar Lendo  Dicas para acabar com o soluço

Caso for usar um macacão de bebê, coloque a peça aberta sobre a superfície e, em seguida, coloque o bebê em cima dela. Vista os bracinhos, as perninhas e, para finalizar, abotoe o macacão. Pronto. O bebê está vestido e protegido. Verifique se as perninhas do macacão não estão apertadas (curtas) demais, pois isso irá incomodar a criança.

Saiba quais são as roupinhas para os recém-nascidos: Roupas para bebê recém-nascido

Veja como evitar assaduras: Assaduras no bebê: dicas para evitar

Top