Cuidados ao usar inseticidas

Os inseticidas são substâncias químicas usadas no combate a vários tipos de insetos, que podem incomodar às pessoas, levando ao aparecimento de doenças e…

Tenha muito cuidado ao usar o inseticida, pois ele pode trazer riscos à sua saúde.

Os inseticidas são substâncias químicas usadas no combate a vários tipos de insetos, que podem incomodar às pessoas, levando ao aparecimento de doenças e também causar grandes prejuízos à agricultura e à indústria, principalmente quando se fazem presentes em enormes quantidades.

Mas para combater mosquitos, pernilongos, formigas e baratas, entre outros insetos, usando os inseticidas, é preciso cautela, ainda mais se você tiver crianças em casa, já que o produto pode causar alguns danos ao aparelho respiratório, acarretando em tosses, crises asmáticas, rinites alérgicas e até outras doenças mais graves, além de contaminar alimentos e utensílios domésticos.

Tem a ver: Como manter os mosquitos longe de casa: dicas

Os inseticidas são encontrados facilmente no mercado e estão disponíveis em vários formatos, como spray, pastilhas, iscas, espirais, gel e líquido. Apesar de muitos deles parecerem inofensivos, praticamente todos são tóxicos e você deve ter muita cautela na hora de usá-los.

Não se esqueça de proteger os animais de estimação durante o uso do inseticida.

A melhor alternativa é contratar um profissional especializado para dedetizar o ambiente, pois ele possui os instrumentos necessários para a aplicação do inseticida, como luvas, máscaras, óculos, roupas e sapatos especiais, mas como na maioria dos casos esse serviço custa caro, muita gente resolve aplicar a substância por conta própria.

Se é o seu caso, fique por dentro de alguns cuidados ao usar inseticidas.

– Preste atenção às instruções do fabricante, ou seja, não deixe de ler o rótulo do produto antes de usar.

Mantenha o inseticida longe das crianças.

O uso do inseticida na cozinha também deve ser cauteloso.

– Mantenha todas as pessoas fora de casa durante a aplicação do inseticida e aguarde algum tempo antes de voltar. Os animais também devem ser protegidos, assim como os locais em que são guardados os seus alimentos.

– Não utilize o produto no quarto das crianças.

– Deixe a casa arejada na hora de aplicar o inseticida.

Proteja as roupas, brinquedos, alimentos e os utensílios domésticos durante a aplicação do inseticida. Depois, lave as superfícies onde os alimentos são preparados.

– No caso da aplicação fora de casa, feche as portas e janelas para evitar a entrada do produto na residência.

Leia também: Repelente Eletrônico, Onde Comprar, Preços

Alternativas

De preferência, a aplicação do inseticida deve ser feita por um profissional especializado.

Existem boas alternativas ao uso dos inseticidas, como os repelentes naturais, entre os quais está a vela de citronela, que costuma ter bons efeitos para o combate de pernilongos e mosquitos. Apesar disso, ela deve ser evitada nos ambientes que contam com bebês e crianças de até dois anos.

No quarto das crianças, uma boa dica é usar os tradicionais mosquiteiros e cortinas, que não têm nenhum tipo de química e são muito eficiente para proteger os bebês dos incômodos causados por alguns insetos.

Top