Cuidados ao pedir empréstimo

Para muita gente, pedir empréstimo é a única solução para os seus problemas financeiros. Entretanto, essa só é uma alternativa viável quando feita com…

Para muita gente, pedir empréstimo é a única solução para os seus problemas financeiros. Entretanto, essa só é uma alternativa viável quando feita com planejamento, caso contrário, ela pode complicar ainda mais sua situação.

Antes de recorrer aos bancos e financiadoras, veja se você realmente precisa desses recursos e se eles só podem ser obtidos por meio do empréstimo. Às vezes, é possível levantar o dinheiro que deseja com alguma atividade extra ou vendendo algum bem, como um carro, por exemplo.

Cuidados ao pedir empréstimo

Se não for bem planejado, o empréstimo pode levá-lo a um endividamento ainda maior. (Foto: Divulgação).

Agora, se este não é o seu caso, alguns detalhes são fundamentais para que você possa fechar o negócio com sucesso e sem o risco de ficar no vermelho. Um dos primeiros passos é definir a instituição para a qual você vai solicitar o empréstimo.

O ideal é escolher o banco onde você já possui conta e tem uma boa relação com o gerente, a não ser que outra empresa lhe ofereça uma proposta mais atraente. Uma forma de estudar as opções propostas por cada companhia é através dos simuladores disponíveis em sua página eletrônica. Com este recurso, você obtém informações sobre prazos, valor das parcelas, taxa de juros e muito mais.

Saiba mais sobre como escolher um banco para fazer empréstimo.

Se possível, faça o empréstimo no banco onde você já possui conta e tem uma boa relação com o gerente. (Foto: Divulgação).

Fique atento também ao Custo Efetivo Total do empréstimo. Em alguns casos, a taxa de juros informada pelos bancos não inclui taxa de contrato e outros tributos que acabam pesando no quanto você terá que pagar. O site do Banco Central traz informações detalhadas sobre o CET. Acesse e não caia em armadilhas.

Leia Também:  Empréstimo Consignado Simulação

Tome cuidado ainda com o prazo de pagamento do empréstimo. Muita gente acaba se concentrando apenas no valor das parcelas e se ela cabe no seu orçamento, e não se importa com o tempo que terá que arcar com essa despesa. Quem age dessa forma corre o risco de contrair uma dívida “sem fim”. Por isso, procure equacionar prazo e valor das mensalidades, estudando as opções que melhor combinam esses dois fatores.

Veja quais são os documentos necessários para pedir empréstimo.

Essas orientações irão ajudá-lo a fazer o empréstimo com mais segurança e tranquilidade. (Foto: Divulgação).

Lembre-se de que o empréstimo deve ser feito com o devido planejamento. Veja se as parcelas vão caber no seu orçamento e estude o que pode ser feito para reduzir as suas despesas. Em situações como essa, manter o controle é fundamental para você não entrar numa situação ainda pior e se envolver em mais dívidas.

Consultando um especialista, você pode obter outras dicas para solicitar um empréstimo com segurança e tranquilidade.

Top