Cuidados ao lavar roupa na máquina Cuidados ao lavar roupa na máquina

Cuidados ao lavar roupa na máquina

As máquinas de lavar roupas iniciaram uma verdadeira revolução nas atividades domésticas. Se antes, era preciso todo um processo longo até que a roupa…

Por Editorial MDT em 05/02/2013

As máquinas de lavar roupas iniciaram uma verdadeira revolução nas atividades domésticas. Se antes, era preciso todo um processo longo até que a roupa estivesse lavada, hoje, para quem possui esse eletrodoméstico, basta colocar as peças na máquina, adicionar o sabão em pó ou líquido, o amaciante e ligar o equipamento. Porém, embora pareça uma tarefa simples, alguns cuidados ao lavar roupa na máquina devem ser tomados para evitar danos ao próprio aparelho e às roupas que estão sendo limpas.

Tome cuidado com os excesso de sabão e água (Foto: divulgação)

Dicas para lavar roupa na máquina

Entre as dicas para lavar roupa na máquina e conservar por mais tempo o equipamento em funcionamento, a primeira é ler o manual de instruções quando receber o produto. Procure se informar sobre os ruídos comuns da máquina, o local mais correto para instalá-la (o ideal é que ela fique em um local que não seja exposto a chuva nem à luz solar excessiva) e como fazer para limpá-la. Quanto às roupas, tenha o costume de separá-las por cor, brancas e claras e peças coloridas. Evite colocar peças muito delicadas na máquina, mas se for imprescindível fazer isso, coloque a máquina na menor velocidade.

Separe peças coloridas de roupas brancas (Foto: divulgação)

Se você tiver dúvidas se uma peça solta tinta ou não, uma dica é umedecer o lado avesso da roupa, colocar um pano branco em cima dela e passar com o ferro. Caso o pano não manche, a peça poderá ser posta para ser lavada junto com outras.  Outras sugestões para lavar roupas na máquina são evitar colocar peças dobradas para lavar, pois pode danificar o tecido no local das dobras, assim como também não colocar peças de algodão/poliéster com roupas 100% algodão para evitar que se formem as temíveis bolinhas.

Leia com atenção o manual da máquina antes de usá-la (Foto: divulgação)

Cuidados ao lavar roupa na máquina

Outros cuidados ao lavar roupa na máquina referem-se ao uso inadequado de sabão e de amaciante. Se houver espuma demais, ela pode prejudicar o funcionamento de componentes da máquina. Além disso, não pode haver excesso de roupa nem de água. Uma orientação para conservar a máquina e que pode ser seguida uma vez a cada mês é colocar um litro de alvejante no equipamento (sem roupas) e deixá-lo rodar no circuito completo de lavagem e com a capacidade total de água.

Leia mais: Como comprar a máquina de lavar certa

Dicas sobre como lavar roupas

Top