Cuidados ao fazer unha com manicure

Fazer as unhas com freqüência exige uma boa higiene, vaidade e cuidado. Porém, o que deveria ser sinônimo de beleza pode ser transformar em…

Fazer as unhas com freqüência exige uma boa higiene, vaidade e cuidado. Porém, o que deveria ser sinônimo de beleza pode ser transformar em um meio de adquirir doenças contagiosas, se não houver cuidados básicos. Pensando nisso, selecionamos os cuidados ao fazer unhas com manicure.

É preciso ter cuidados ao fazer as unhas com manicures. (Foto: divulgação)

Perigos de fazer unhas com manicure

Os riscos de fazer unhas sem cuidados de higiene vão desde uma simples irritação, alergias até uma hepatite B. Um exemplo clássico disso são os cortes quando a manicure está tirando a cutícula. Os “bifes” famosos podem se tornar uma porta de entrada para diversas contaminações. A maneira mais fácil de prevenir é levando seu próprio material de manicure.

Segundo especialistas, outra maneira de prevenir as infecções é redobrar a atenção com a hidratação dos pés e mãos. O uso de cremes com ureia e ácido lático deixa a cútis mais macia, e  livre da pele dura, que as manicures possuem hábito de tirar.

Use seus próprios materiais para fazer as unhas com manicure. (Foto: divulgação)

Veja também manicure evite problemas com a higiene 

Cuidados ao fazer unhas com manicure

1. Leve seus materiais de manicure: o ideal é que cada pessoa leve seus próprios materiais para fazer as unhas. Os alicates, lixas, espátulas, tesouras e outros materiais de uso pessoal ajudam a reduzir as chances de contaminação.

2. Observe as condições de higiene: é importante ficar atento para as condições de higiene do ambiente onde a manicure trabalha, pois isso aumenta os riscos de infecções. Se for utilizar os materiais da manicure, observe se são esterilizados corretamente, pois só assim evita as contaminações.

Leia Também:  Móveis divertidos para decorar a casa

3. Cuidado com as cutículas: as cutículas auxiliam na proteção das unhas, sendo assim tome cuidado com a retirada excessiva dessa aliada da saúde da unha. Os cortes devem ser evitados, pois se tornam porta de entrada para as infecções.

4. Uso de luvas: é importante ficar atento também para a segurança da manicure. O ideal é usar luvas descartáveis para evitar as transferências de microorganismos que podem gerar infecções.

5. Mantenha a higiene dos seus materiais:é importante ficar atento também para a higiene dos seus materiais pessoais, pois eles também podem causar as infecções. Faça uma boa higienização com álcool 70 ou água e sabão. Eles ajudam a eliminar os microorganismos.

Utilize materiais descartáveis. (Foto: divulgação)

Veja também produtos que toda manicure deve ter

Os cuidados ao fazer as unhas com a manicure são essenciais para garantir sua saúde. Observe as condições de higiene do salão de manicure, veja se os materiais são devidamente esterilizados e tome cuidados com os cortes na unhas, pois podem se tornar porta de entrada para as infecções.

 

Top