Cuidados ao Fazer Trilha de Moto

Muito conhecida por ser uma prática esportiva mortal e muito arriscada, porém que ao mesmo tempo permite sentir a adrenalina a “flor da pele”.…

Muito conhecida por ser uma prática esportiva mortal e muito arriscada, porém que ao mesmo tempo permite sentir a adrenalina a “flor da pele”. Estar em cima de uma moto, uma DT ou uma XR e tantas outras que existem, pode significar diversão para os praticantes. Uma das coisas que sabemos é que para aqueles que praticam a trilha, que gostam e se dedicam, pode ser também um vício, uma fonte de lazer. Mas, para isso é necessário que não se esqueça, nem por um minuto, dos perigos que cercam os motoqueiros, ou melhor, dos “trilheiros”, e por isso certos cuidados devem ser tomados.

Primeiramente, atente-se para o equipamento. Hoje temos equipamentos específicos para este tipo de esporte, que não se resume apenas no capacete como se exige nas ruas e estradas, existem proteções mais detalhadas como joelheira, cotoveleira, bota, roupas próprias, colete, óculos e etc. itens que certamente poderão salvar a vida do motoqueiro, ou ao menos amenizar os possíveis estragos físicos que poderiam ter ocorrido.

Outro cuidado importante é com a moto em si. Antes de sair para aventurar-se pelas matas ou nas pistas de cross verifique se a moto está em perfeitas condições de uso, se tudo está funcionando, se não há vazamentos, ou qualquer outro fator que possa acarretar risco ao esportista, colocando-o em perigo.

Fazer trilha exige muito esforço, principalmente devido a exposição ao sol, chuva e no geral muita poeira, fator esse que poderá deixar o praticante desidratado, com a ausência de água em seu corpo. E pensando neste fato, algumas empresas de MotoCross e trilha criaram o “calhambeque” que nada mais é, do que uma sacola de água que permite que o trilheiro tenha a mão dois litros de água fresca e gelada durante a diversão.

É extremamente importante que o motoqueiro não se mantenha por muitas horas seguidas em movimento, sendo que as paradas para descanso nestes esportes são obrigatórias para que sejam feitas alimentações, opte por comer frutas e alimentos mais leves, apenas para repor as energias.

Antes de iniciar o seu percurso, faça um planejamento, conheça os pontos de escape, caso precise fazer paradas de emergência e lugares adequados para alimentação. Caso opte por fazer um percurso de mais de um dia conheça os hotéis e pousadas disponíveis no caminho ou esteja equipado com todos os recursos essenciais para acampar. Trace seu caminho de maneira que possibilite fazer a marcação do tempo de distancia entre uma e outra parada e caso esteja disposto a quebrar seus limites, faça-o de forma crescente e não extrapole seus limites.

Cada pessoa tem seu próprio limite e deve respeitá-lo. Quando se joga com a vida existe-se o risco de perder e o preço pode ser mais alto do que se esteja disposto a pagar, por isso não ultrapasse seu limite pessoal. Caso seu companheiro seja mais experiente e consiga fazer coisas mais loucas em cima de uma moto, não o siga se não tiver confiança para agir desta maneira. Ser responsável é um dos principais segredos para se voltar vivo para casa e sem más recordações.

Top