Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Imóveis> Cuidados ao escolher uma imobiliária

Cuidados ao escolher uma imobiliária

Alguns cuidados são fundamentais na contratação de uma imobiliária (Foto: Divulgação)

Comprar ou vender um imóvel não é uma tarefa fácil, por isso muitas pessoas buscam o auxílio de um corretor especializado no assunto e vinculado a uma imobiliária. Isso porque esses profissionais possuem anos de experiência de mercado, o que facilita a análise do imóvel que pretende adquirir (ou comercializar), porém, como em qualquer meio, é preciso ficar atento para não se deixar enganar.

Para evitar problemas, busque informações sobre a imobiliária e o corretor que vai lhe atender. Converse com as pessoas, pegue referências com clientes antigos do estabelecimento comercial. Procure saber como foram atendidas e se tiveram algum imprevisto. Se você estiver vendendo o local por meio da imobiliária a atenção deve ser redobrada, para que eles não deixem pessoas irem até o espaço sem o acompanhamento de um corretor.

Se informe com relação ao corretor e a imobiliária antes de disponibilizar seu imóvel (Foto: Divulgação)

Desconfie se lhe pedirem quantias em dinheiro. Essas empresas trabalham por meio de comissões, ou seja, se a venda realmente acontecer a pessoa que está comercializando o imóvel é que paga um valor em dinheiro para a imobiliária. Geralmente esses estabelecimentos embutem no preço repassado para o comprador a comissão, elevando assim o custo da casa. O procedimento não é ilegal, porém não deve ser abusivo.

Quando for visitar o local questione se achar que tem algo de errado. Leia o contrato de locação atentamente, tanto se for o locatário, quanto se for o locador. Pois um erro da imobiliária pode comprometer a negociação, ou pior, trazer consequências futuras. Se tiver dúvidas em algumas cláusulas escute uma segunda opinião, vá até um advogado especializado nesses procedimentos e veja se o documento está correto.

A imobiliária trabalha com comissão de venda (Foto: Divulgação)

Depois de seguir essas dicas ficará mais difícil ter problemas com esse tipo de prestação de serviço. Porém, mesmo que tudo aparente estar correto, atenção nunca é demais. Continue sendo detalhista durante a venda ou compra de um imóvel. Mas lembre-se que imprevistos podem acontecer, no entanto, ao estar lhe dando com uma empresa séria e segura esse problemas serão superados com facilidade.

Recomendado para você
Comentários
  1. Cássio disse:

    Estou procurando apartamento há 3 meses e diversos corretores já me contataram. Eles não buscam saber da nossa necessidade, querem logo saber o que buscamos (e brigam caso não saibamos ainda o que buscamos) e querem dinheiro rápido. Fiz uma proposta, recebi a contra-proposta, e o corretor já queria dar entrada na documentação… uma proposta é simplesmente uma proposta, e não certeza de compra!
    Outro fato: algumas corretoras anunciam dados errados em sites de anúncio de imóveis. Imóveis com tamanho acima do real é a trapaça mais comum. Como o valor é um fator decisivo e por isso não dá para enganar tanto, eles acabam adulterando o tamanho, pois assim conseguem convencer melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *