Cuidados ao entrar no carro e ligar o ar condicionado

Há algum tempo, circulam na internet diversos textos dando conta de que o sistema de ar condicionado dos carros pode causar câncer. Tais informações,…

Há algum tempo, circulam na internet diversos textos dando conta de que o sistema de ar condicionado dos carros pode causar câncer. Tais informações, supostamente originadas de um artigo publicado em inglês, de autoria desconhecida, deixaram muitos proprietários de carros com medo, sendo que alguns deles até evitaram usar o equipamento.

O ar condicionado do carro pode causar câncer? Textos que circulam pela web afirmam que sim, mas segundo especialistas, isso não passa de lenda urbana (Foto: Divulgação)

Conforme as mensagens compartilhadas via e-mail e redes sociais, o problema estaria no fato de os dutos do ar condicionado, entre outros itens do veículo (painel de instrumentos, assentos, etc), conterem benzeno, substância que pode causar alguns males à saúde, inclusive câncer e anemia.

Ainda segundo o texto, quando o veículo fechado fica exposto ao sol durante longos períodos de tempo e a temperatura em seu interior sobe bastante, o nível de liberação do benzeno chegaria a níveis alarmantes, causando sérios prejuízos à saúde do motorista e dos passageiros.

Mito ou verdade?

O problema supostamente seria causado pela liberação excessiva de benzeno, nos carros que passam muito tempo expostos ao sol e fechados (Foto: Divulgação)

Com tanta agitação causada por esses textos, diversos especialistas em automóveis e médicos já foram chamados para dizer se essas informações contidas nas mensagens são verdadeiras ou se não passam de mais uma lenda urbana.

Nesse caso, é importante saber que, em carros mais novos, os componentes do ar condicionado são feitos de metais, mas em modelos mais antigos, o benzeno pode sim estar presente. No entanto, não existe nenhuma comprovação de que a substância é utilizada em níveis prejudiciais à saúde.

Continuar Lendo  Câncer de colo de Útero: Alimentos que Auxiliam no Combate à Doença

Com relação ao benzeno, ele realmente é tóxico e seus vapores podem produzir irritações na garganta, nos olhos e no nariz, em algumas pessoas, enquanto a exposição prolongada à substância, em níveis acima dos tolerados, pode mesmo levar ao surgimento do câncer.

Vale ressaltar que os textos citados, que circulam pela internet falando sobre a relação ar condicionado do carro e câncer, não possuem nenhum embasamento científico.

O que fazer antes de ligar o ar condicionado, ao entrar no carro

Abrir as janelas e rodar com o carro assim durante alguns minutos é uma boa pedida para arejar o ambiente e não forçar o ar condicionado (Foto: Divulgação)

Apesar da falta de embasamento científico dessas mensagens, alguns cuidados ao entrar no carro e ligar o ar condicionado podem deixar o ambiente interno mais agradável e até mesmo contribuir para a economia de combustível.

Uma das dicas é abrir as janelas e rodar com o veículo durante alguns minutos antes de fechá-las e ligar o equipamento. Fazendo isso, a cabine fica mais arejada e o dispositivo não é tão forçado, como acontece quando começa a funcionar com o interior do veículo muito quente.

Outro cuidado importante é limpar os filtros do ar condicionado do carro seguindo as recomendações do fabricante, pois com o tempo alguns fungos prejudiciais à saúde podem se acumular neles.

Top