Cuidados ao andar de jet ski

No dia 18 de fevereiro uma menina de 3 anos foi morta em Bertioga, vítima de um acidente provocado por um jet ski desgovernado,…

Use colete e fique longe dos banhistas (Foto: Divulgação)

No dia 18 de fevereiro uma menina de 3 anos foi morta em Bertioga, vítima de um acidente provocado por um jet ski desgovernado, pilotado por um garoto de 13 anos. O incidente ganhou repercussão nacional, mas não é um caso isolado. Nos últimos meses diversas reportagens foram veiculadas pela mídia demonstrando como é fácil alugar um equipamento como esse, mesmo nunca tendo pilotado um jet ski, ou pior, sem ter efetuado o treinamento necessário.

O item pesa 300 Kg, tendo uma velocidade que pode chegar a 120 km/h, como acontece com carros populares. O motor do jet ski possui 800 cilindradas, tornando o veículo de transporte náutico muito perigoso se pilotado por alguém inexperiente. A exemplo do que acontece com os carros, a habilitação específica para pilotar um jet ski só pode ser tirada depois que a pessoa completa 18 anos. Para dar entrada na documentação é preciso apresentar a documentação exigida pela Capitania dos Portos, e depois, passar por uma prova prática.

Use colete e amarre o fio da chave no pulso ou colete (Foto: Divulgação)

Porém, mesmo depois de conquistar a permissão para dirigir um jet ski, algumas precauções devem ser seguidas. O uso do colete salva vidas é uma delas, pois a pessoa pode cair do veículo e ficar impossibilitada de nadar, sendo vítima de afogamento. Para evitar acidentes como o que houve em Bertioga, ficar longe do local onde os banhistas estão é fundamental. No caso que ocasionou a morte da menina de 3 anos, uma pessoa inexperiente e sem habilitação estava perto demais da areia da praia.

Outro medida de segurança que poderia ter salvo a vida da criança no último dia 18, tem a ver com a chave do jet ski. A Capitania dos Portos pede para que os pilotos do veículo aquático amarrem a corda que segura a chave do equipamento no colete ou no pulso, para que em caso de queda o item seja desligado automaticamente.

Leia Também:  Residência Médica 2011

Para as pessoas que tenham cabelo longo é aconselhável prende-lo ao andar de jet ski. Isso porque o equipamento possui uma turbina que não fica aparente, mas que tem como função sugar a água do equipamento. Em caso de queda o piloto pode ficar submerso e ter os fios sugados pelo veículo, fazendo com que o acidente seja maior. Seja prudente e siga as leis para que incidentes sejam evitados.

Top