Cuidados ao abrir uma empresa

O número de empreendedores tem crescido significativamente no Brasil. São milhares de negócios abertos em todo o país, gerando renda, emprego e desenvolvimento a…

Por Paulo Lima em 09/01/2013

O número de empreendedores tem crescido significativamente no Brasil. São milhares de negócios abertos em todo o país, gerando renda, emprego e desenvolvimento a diversas famílias, cidades e regiões.

Use sua criatividade e seu espírito empreendedor. De uma simples ideia, pode sair um excelente negócio. (Foto: Divulgação).

Caso também queira se juntar a este grupo, você deve considerar alguns aspectos do seu empreendimento que são fundamentais para a obtenção de um bom resultado. A questão burocrática é apenas uma dentre outras tantas que você precisa resolver.

Com relação à legalização de sua futura atividade, o mais indicado para a maioria dos casos é contratar um contador ou alguma firma de contabilidade, cujo trabalho é dar andamento aos trâmites de abertura e funcionamento de sua empresa. Entretanto, a busca por este profissional é reservada para o momento em que tudo (ou quase tudo) já está devidamente planejado. Até lá, outros fatores devem ser analisados para que o seu negócio seja bem sucedido.

Veja também: Dicas e ideias para abrir um negócio.

Pesquisa antes de investir

O ideal é buscar o máximo de informação sobre o seu futuro negócio antes de fazer qualquer investimento. (Foto: Divulgação).

É preciso conhecer muito bem o terreno onde está se pisando antes de tentar explorá-lo. Por isso, um cuidado importante que todo futuro empreendedor precisa tomar é fazer pesquisas e levantamentos sobre os serviços e produtos que ele deseja oferecer. O estudo deve trazer informações sobre público-alvo, perfil dos consumidores, preços praticados pela concorrência e sobre outros relevantes para o empreendimento.

Com relação ao público-alvo, procure saber quais são as suas reais necessidades. Deste modo, você poderá atendê-las de modo eficiente, o que, sem dúvida, é fundamental para trazer ótimos resultados para o seu negócio. Na hora de analisar seus futuros clientes, procure responder a algumas perguntas, tais como: quanto eles querem pagar? Com que frequência consomem? O que eles buscam no produto ou serviço prestado?

Outro componente que deve ser alvo de sua pesquisa são os fornecedores. Quando for escolhê-los, não leve em conta apenas o preço, mas considere também aspectos como confiança e qualidade. Além disso, evite depender de um único fornecedor, pois assim, numa eventual falha de entrega, seu abastecimento não ficará comprometido.

Confira algumas dicas para investir em franquias.

Outros cuidados para abrir uma empresa

Para abrir uma empresa, existem diversos outros fatores que também precisam ser considerados. (Fotos: Divulgação).

Quem pretende abrir um negócio ainda precisa considerar outros fatores importantes, como o ponto, o nome, os serviços que serão oferecidos e as finanças. Lembre-se de que, em média, uma empresa recém-criada leva um ano para começar a ter lucro. Por isso, controle a pressa e a ansiedade de ver o dinheiro na mão e trabalhe com paciência, pois mais cedo ou mais tarde os resultados vão começar a aparecer.

Top