Cuidados antes de comprar uma moto

Comprar uma moto pode ser a solução ideal para quem deseja se livrar do congestionamento e também economizar no gasto de combustível. Entretanto, antes…

Comprar uma moto pode ser a solução ideal para quem deseja se livrar do congestionamento e também economizar no gasto de combustível. Entretanto, antes de adquirir uma motocicleta, você precisa tomar alguns cuidados importantes para não se arrepender de sua escolha no futuro.

A atenção deve ser ainda maior se você pretende comprar uma moto usada. Há vários detalhes que devem ser levados em conta antes de você tomar uma decisão. Em primeiro lugar, você deve definir o quanto está disponível a investir para ter esse tipo de veículo. Para isso, veja qual é o modelo de sua preferência e o ano da moto que você deseja comprar.

A moto pode ser a solução ideal para quem deseja se livrar dos congestionamentos e economizar no gasto de combustível. (Foto: Divulgação).

Lembre-se também de que o modelo deve combinar com o seu perfil e estilo de pilotagem. Caso queira uma moto apenas para andar na cidade, visando a praticidade e a economia de combustível, talvez a melhor opção seja um modelo popular, de 125 ou 150 cilindradas, ou então, a nova Honda Biz 2014.

Os cuidados na hora de comprar uma moto devem começar antes de você sair de casa. Use a internet, por exemplo, para pesquisar preços e conhecer as concessionárias de sua região. Aproveite a rede também para conferir as características dos principais modelos disponíveis no mercado e assim saber qual é o que melhor atende suas necessidades.

Abaixo, separamos mais algumas dicas sobre o assunto que o ajudarão a fazer a escolha certa. Confira!

Cuidados antes de comprar uma moto

Antes de efetuar a compra, não deixe de analisar se os documentos da moto estão em dia. (Foto: Divulgação).

Para comprar uma moto, não basta analisar apenas a parte mecânica. É preciso ver se a documentação está em dia para você não ter problemas com o veículo depois que ele estiver em suas mãos.

Continuar Lendo  Curso de Mecânica para Mulheres

Através do site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado e com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) da motocicleta, você pode consultar a existência de débitos junto a instituições financeiras, informações sobre IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, Seguro Obrigatório (DPVAT), certificado de registro e licenciamento, entre outros.

Levar a moto para uma vistoria é fundamental para verificar se ela não possui alterações no chassi e em outros componentes. (Foto: Divulgação).

Outra dica antes de comprar uma moto é leva-la para fazer uma vistoria. Esse procedimento pode ser solicitado tanto aos órgãos de trânsito competentes como a empresas especializadas em vistoria e perícia cautelar de veículos.

Esta análise é de fundamental importância para verificar por exemplo se a motocicleta não possui alterações nas numerações do chassi ou em outros componentes. E para finalizar o negócio, o consumidor não deve deixar de exigir nota fiscal da revenda ou da loja, laudo técnico de inspeção, certificado de inspeção veicular ambiental e documentos que garantam a legalidade da compra.

Top