Cuidados alimentares na Páscoa

A Páscoa está chegando e com ela todas as deliciosas receitas para comemorar o período. Esse momento é muito importante para as pessoas que…

Por Editorial MDT em 04/03/2016

A Páscoa está chegando e com ela todas as deliciosas receitas para comemorar o período. Esse momento é muito importante para as pessoas que possuem alguma crença e também pelo fato de unir amigos e família. Porém, é importante tomar cuidado com a alimentação durante a festividade. Muitas pessoas acabam exagerando nas guloseimas e nos pratos feitos especialmente para a ocasião. Conheça os cuidados alimentares na Páscoa.

Cuidados alimentares na Páscoa (Foto: M de Mulher/Abril)

Cuidados alimentares na Páscoa (Foto: M de Mulher/Abril)

Cuidados alimentares na Páscoa

Especialistas afirmam que o indivíduo pode ingerir qualquer tipo de alimento, desde que ele consiga equilibrar seu consumo e isso é importante e faz parte dos cuidados alimentares na Páscoa. Por isso, não é necessário permanecer com a calculadora em mãos para conseguir contar as calorias dos alimentos. O ideal é tentar realizar uma alimentação equilibrada, ingerindo pequena quantidade de cada tipo de alimento e tomando cuidado para não exagerar nos gordurosos. Durante a Páscoa e também em outras comemorações é muito importante manter o equilíbrio, evitando ingerir alimentos calóricos em excesso.

Leia mais informações sobre: Distúrbios alimentares e gravidez: cuidados

Praticar atividade física é imprescindível

Mantenha sua rotina normal (Foto: M de Mulher/Abril)

Mantenha sua rotina normal (Foto: M de Mulher/Abril)

Para ter uma vida saudável, é ideal manter hábitos alimentares no dia a dia e, ainda, praticar alguma atividade física. Essas atitudes devem ser mantidas durante todo o ano, inclusive nos dias festivos, como a Páscoa. Além disso, em vez de ficar se privando das guloseimas típicas do período, a pessoa pode optar por alternativas alimentares, como saladas e alimentos menos calóricos, saudáveis.

Comer a cada três horas é fundamental

Cuide da sua saúde, tenha consciência (Foto: M de Mulher/Abril)

Cuide da sua saúde, tenha consciência (Foto: M de Mulher/Abril)

Ingerir algum alimento, em pequena quantidade, a cada três horas é importante. Essa atitude ajuda a evitar os excessos, pois diminui a fome ao aumentar a glicose do sangue e liberar hormônio relacionado a saciedade. É importante lembrar que é possível comer de tudo, mas em pequenas quantidades para não desequilibrar seu organismo.

Leia mais informações sobre: Cuidados alimentares com os cachorros diabéticos

Controlando o consumo de guloseimas

Não abuse do chocolate (Foto: M de Mulher/Abril)

Não abuse do chocolate (Foto: M de Mulher/Abril)

O indivíduo não precisa deixar de comer as guloseimas que gosta durante a Páscoa. Mantendo a dieta balanceado e não exagerando na quantidade de alimentos ingeridos, é possível distribuir as guloseimas pelas variadas refeições ao longo do dia. Para ajudar nessa função, é importante fazer uma lista dos alimentos típicos da época da Páscoa, nomeando os que mais lhe agradam.

Não é preciso criar uma guerra com a comida, é ideal é que se aprenda a obter vantagem dos vários alimentos ao longo dos dias. Dessa forma, é importante manter uma base de cuidados alimentares, evitando o consumo excessivo de alimentos calóricos. Assim, durante a Páscoa, os cuidados alimentares devem existir, de modo a evitar as consequências do abuso, incluindo o ganho de peso. Além disso, se possível, o indivíduo deve dar sequência a suas atividades diárias, inclusive em relação à prática de atividade física.

Top