Cuidado, os hackers podem invadir o seu roteador

Cuidado com o seu roteador Muita gente preza pela segurança do seu computador e evita qualquer clique descuidado sobre anúncios duvidosos na internet pensando…

Cuidado com o seu roteador

Muita gente preza pela segurança do seu computador e evita qualquer clique descuidado sobre anúncios duvidosos na internet pensando que isso basta para que suas informações pessoais nunca caiam em mãos erradas. No entanto, nem desconfia que o alvo do ataque pode não estar nem no computador do usuário nem na página destino, mas no meio do caminho: nos roteadores e provedores.

Ataques do gênero têm crescido no Brasil e podem roubar seus dados bancários e instalar pragas em seu computador sem que você perceba. Em grande parte das vezes, o usuário não tem culpa alguma ou não tem a consciência da falha. Entenda melhor o assunto e saiba como se prevenir.

Redirecionamento DNS

O DNS (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínios) funciona como um tradutor para os endereços que digita em seu navegador e o site propriamente dito. Assim com os roteadores e provedores podem inibir o acesso a um determinado domínio, eles podem ser reconfigurados para direcionar os usuários para um novo endereço sem que estes percebam.

Ao acessar a sua página de banco, por exemplo, um DNS alterado pode levá-lo para uma página aparentemente idêntica ao site do banco, mas que na verdade está coletando todos os seus dados. Acontece que, para o usuário, é extremamente difícil identificar se o DNS foi alterado ou não, especialmente se isso foi feito diretamente em seu provedor de internet.

Como se prevenir?

Recentemente, um jovem de 27 anos foi preso em Londrina acusado de fazer o redirecionamento em um provedor local. Segundo a Polícia Federal, ele é apenas um dos atuantes de um esquema maior centralizado no nordeste brasileiro. Também já foram relatados casos similares dos provedores GVT e Oi. Nesse caso, a sua única alternativa é ficar antenado para alterações sutis nas páginas e para comunicados do seu provedor.

Leia Também:  LG lança TV Ultra HD 5K no Brasil

Mas os ataques ao DNS também podem ocorrer no aparelho que está aí na sua casa. Caso você possua um aparelho (seja Wi-Fi ou normal), certifique-se de que ele foi configurado com uma senha própria (além da padrão de fábrica). Caso contrário, seu roteador poderá facilmente ser alterado e expor sua rede a riscos.

Top