Cuidado com o peso da mochila dos filhos

Cuidado com o peso da mochila dos filhos

As mochilas são grandes, cheias de bolsos, zíperes e muito coloridas. E, na hora de escolher a mochila para ir à escola, crianças e…

Por Editorial MDT em 30/01/2013

As mochilas são grandes, cheias de bolsos, zíperes e muito coloridas. E, na hora de escolher a mochila para ir à escola, crianças e adolescentes só pensam nesses detalhes. Porém é preciso ter cuidados com o peso que elas irão carregar. Afinal, o uso contínuo de mochilas pesadas pode ser prejudicial para a saúde das crianças. Pensando nisso, selecionamos dicas de cuidados com peso da mochila dos filhos. Confira:

As mochilas pesadas podem causar problemas de saúde para as crianças. (Foto: divulgação)

Peso da mochila

As férias estão acabando para as crianças que frequentam as escolas. Embora não seja o elas querem, está chegando a hora de voltar a rotina de acordar cedo, vestir uniformes e reunir os materiais escolares. Mas é preciso ficar de olho em cada item em especial com a mochila. Os pais devem ter cuidado com o peso carregado pelos filhos para evitar problemas na coluna.

O recomendado é que a mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança. No máximo 15%. No caso, se a criança pesar 30 kg, a mochila deve ter cerca de 3 kg e no máximo 4,5 kg.

Além disso, é preciso analisar o tamanho e modelo da mochila. Algumas criam adotam o hábito de carregar a mochila por uma alça ou só com uma mão, o correto é usar as duas. O tamanho certo também é essencial, pois ela deve chegar ao máximo até a altura do quadril.

Tome cuidado com o excesso de peso nas mochilas das crianças. (Foto: divulgação)

Problemas causados pelo excesso de peso das mochilas

Se os cuidados não forem tomados, vários problemas podem aparecer ao longo do tempo devido ao excesso de peso, como as dores nas costas, lesões musculares e desvios na coluna. Quando isso ocorre, a criança reclama de dores e é preciso reduzir o peso.

Outras alterações são assintomáticas. Em alguns casos de desvio de coluna, por exemplo, a dor pode não estar associada e pode ser descoberta por acaso. É preciso que os pais fiquem atentos para a saúde dos filhos e façam avaliações anuais, observando os ombros, cinturas, colunas e outros sintomas aparentes.

Veja também lesões causadas pelas mochilas escolares 

Dicas de cuidados com o peso da mochila dos filhos

1. Pese a mochila do seu filho em uma balança para saber se o peso está de acordo com o ideal;

2.  Ao invés de comprar cadernos grandes, os pais devem optar pelos modelos pequenos, mais finos, pois deixam as mochilas mais leves;

3. Se for necessário que o peso ultrapasse o recomendado, o mais indicado é optar pelas mochilas com rodinhas;

4. Procure distribuir bem os materiais na mochila, deixando os mais pesados mais próximos das costas;

5. Se houver alguma alteração, o ideal é consultar um profissional. Quanto antes for descoberto o problema, mais simples será o tratamento.

As mochilas de rodinhas são excelentes para evitar o peso nas costas das crianças. (Foto: divulgação)

Veja também mochila para crianças, cuidados, como escolher

O uso inadequado das mochilas pode gerar sérios problemas para a saúde das crianças. Por isso é preciso ter cuidados com o peso que será carregado e forma de uso das mochilas. Os pais devem ficar atentos para distribuir os materiais corretamente na mochila e avaliar as condições de conforto oferecidas pelas mesmas.

Top