Cuidado com as promoções de telefone celular

De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil já chega a cerca de 194…

De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil já chega a cerca de 194 milhões de pessoas, enquanto os dados mais recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que atualmente o número de telefones celulares no país ultrapassa 250 milhões de linhas ativas.

Antes de aproveitar as promoções de telefone celular, é importante ter alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Com tantos telefones celulares em uso no Brasil, sendo mais de um aparelho por habitante, as operadoras de telefonia celular fazem de tudo para atrair o maior número possível de clientes, principalmente lançando promoções que a princípio, parecem bastante atrativas, mas que podem guardar verdadeiras armadilhas para os usuários.

Entre as diversas promoções de telefone celular que encontramos é comum que as operadoras ofereçam os smartphones mais modernos a preços bem chamativos e também pacotes de serviços com tarifas mais baratas, minutos grátis, SMS a preços reduzidos e acesso à internet, além de outros atrativos.

Porém, antes de efetuar a compra, sendo que na maioria das vezes a negociação é feita através de ligação telefônica, sem que o cliente tenha acesso ao contrato, é preciso ter muito cuidado com as promoções de telefone celular, pois ao invés de economizar e receber muitas vantagens, você poderá ter muitos prejuízos.

Veja o Ranking de celulares no Brasil 2012

Leia o contrato com atenção

É fundamental a leitura atenciosa do contrato, antes de fechar o negócio com a operadora (Foto: Divulgação)

Ao ficar sabendo que aquele smartphone da moda está saindo pela metade do preço em uma determinada operadora, muitas pessoas já fazem a compra sem nem mesmo ler o contrato e sem saber que estão ficando “presas” àquela empresa por um período determinado.

Leia Também:  Fabricante do BlackBerry desenvolverá proteção a iPhone e Android

É daí que vem a importância de sempre ler o contrato antes de fechar o negócio, e se for o caso, consulte um advogado ou alguém que entenda do assunto, pois o documento costuma vir cheio de cláusulas confusas e não muito claras, que podem deixar o cliente sem saber o que fazer.

Caso esteja negociando com a operadora pelo telefone, peça que lhe enviem o contrato por e-mail, para que você o leia com atenção. O mesmo vale para a negociação feita na loja ou pelo site da empresa e não só para a compra de aparelhos, mas também para as promoções de pacotes oferecidos pelas operadoras.

Informações sobre a Portabilidade numérica: saiba mais

Cuidado com as multas

Para vender smartphones mais baratos, as operadoras geralmente colocam multas para prender os clientes que encerram o contrato antes do prazo estipulado (Foto: Divulgação)

Praticamente todas as promoções de telefone celular têm algum tipo de multa caso o cliente efetue o cancelamento antes do término do período de fidelidade estipulado pela prestadora de serviço. Por esse motivo, fique atento se essa informação consta no contrato, pois é obrigação da empresa colocar esse dado no documento.

Além disso, é importante saber que a multa deve ser proporcional, ou seja, se o contrato assinado é de 12 meses, mas você vai cancelar o serviço após seis meses de uso, a multa tem que ser diminuída proporcionalmente ao tempo de uso.

Top