Cuiabá ganha 3º lugar com maior número de fumantes

Cuiabá ganha 3º lugar com maior número de fumantes, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por ocasião do Dia Mundial…

Cuiabá ganha 3º lugar com maior número de fumantes, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, por ocasião do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no último domingo, dia 31 de maio.

Cuiabá ganha 3º lugar com maior número de fumantes (Foto Ilustrativa)

Os dados fazem parte da edição mais recente da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que mostraram também que 10,8% dos brasileiros mantêm o hábito de fumar, atualmente.

Por outro lado, a pesquisa revelou que, em todo o país, houve uma queda de 30,7% no número de pessoas que fumam, nos últimos nove anos. Apesar disso, o tabagismo ainda causa cerca de 200.000 mortes por ano no Brasil, a maioria em decorrência de enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Cigarro aumenta chances de depressão

Cuiabá ganha 3º lugar com maior número de fumantes

Na capital mato-grossense, 15,6% dos homens são fumantes (Foto Ilustrativa)

Entre as cidades do Brasil com mais fumantes, Cuiabá é a terceira com o maior número de homens fumantes. Conforme a pesquisa do Ministério da Saúde, 15,6% dos homens da capital mato-grossense fumam, enquanto 8% das mulheres de Cuiabá têm o hábito de fumar.

Diante dessa considerável parcela da população cuiabana que faz uso do cigarro, a prefeitura municipal tem realizado campanhas de conscientização para mostrar aos moradores os malefícios do tabaco.

Em 31 de maio foi comemorado o Dia Mundial sem Tabaco (Foto Ilustrativa)

Cigarro eletrônico: quais são os riscos

Além das já citadas doenças respiratórias, o cigarro também aumenta o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, que podem trazer sérios riscos para a saúde. Por outro lado, a boa notícia é que quem para de fumar reduz, em 50%, a chance de ter infarto, em um ano após abandonar o vício. E depois de 10 anos de ter largado o cigarro, os riscos de infarto são os mesmos de quem nunca fumou.

Leia Também:  Dicas para Controlar Vício de Fumar

As capitais brasileiras com mais fumantes

O número de mulheres fumantes também é grande em algumas capitais (Foto Ilustrativa)

Terceira colocada no ranking das cidades em que os homens mais fumam, Cuiabá perde apenas para os municípios de Porto Alegre (17,6%) e Belo Horizonte (16,2%). No caso das mulheres, as cidades com mais mulheres fumantes são Porto Alegre (15,1%), São Paulo (13%) e Curitiba (15,6%).

Já se considerarmos a população total (homens e mulheres), as capitais brasileiras com mais fumantes são Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Campo Grande, Rio de Janeiro, Goiânia e Cuiabá.

Como parar de fumar? Dicas, tratamentos

Outro dado interessante revelado pela pesquisa do Ministério da Saúde é que as capitais com menos homens fumantes são Fortaleza (8,6%), Salvador (9%) e São Luís (9,3%), enquanto as capitais onde há menos mulheres fumando são Teresina (3,1%), Palmas (3%) e São Luís (2,5%).

Top