Cruzeiros de times de futebol

Futebol e Brasil tem tudo a ver, o amor pelo time do coração leva homens e mulheres aos gritos de comemoração pelo título conquistado…

Por Redacao em 08/10/2011

Futebol e Brasil tem tudo a ver, o amor pelo time do coração leva homens e mulheres aos gritos de comemoração pelo título conquistado ou o choro e raiva ao testemunhar uma derrota. Cada time tem sua identidade, formada pelas cores e o brasão que tem grande significado para o clube.

A maioria dos brasões são redondos (como o do Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Coritiba e outros), alguns brasões, ou escudos, tem o design mais limpo, o que faz com que sejam mais lembrados por qualquer torcedor, outros brasões são cheios de informação, tornando poluída a imagem, mas mesmo assim continua tendo seu valor sendo o símbolo do time e ficando estampado na sua bandeira, pois os escudos dos times de futebol normalmente refletem a história do clube.

Escudos curiosos

Alguns mais atentos percebem detalhes que às vezes são ofuscados pelo amor exagerado que alguns torcedores têm pelos seus clubes do coração. O livro “Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo” não deixa essas riquezas de informações passarem despercebidas e expõe algumas curiosidades interessantes sobre alguns brasões. O trabalho foi realizado pelos jornalistas Luiz Fernando Bindi e José Renato Santiago Jr, abaixo algumas das curiosidades que eles encontraram:

Há escudos que saem do padrão ou chamam a atenção por algum motivo específico. Na Paraíba, há um clube da cidade de Patos, cujo escudo é vermelho e traz a imagem de um personagem da Disney, o Pato Donald. O famoso personagem  de Walt Disney foi escolhido como mascote na década de 50 e até hoje faz parte do brasão do time de Patos.

No brasão do Pan de Azúcar (Panamá) a imagem que estampa o brasão é a do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, ambos da cidade do Rio de Janeiro, embora o time seja da cidade de San Miguelito, o visual carioca agradou mais aos fundadores.

E o que uma máquina de costura tem a ver com futebol? Aparentemente nada, mas é a imagem que está estampada no escudo do Ypiranga de Pernambuco e significa a forte cultura de indústria têxtil em Santa Cruz do Capibaribe.

É fácil perceber que alguns brasões têm estrelas e ouros não, alguns mudam a estrela a cada ano, não há regras em relação a isso. O time São Paulo, por exemplo, usa as estrelas como homenagem ao bi olímpico de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo.

Quem quiser ver muitos outros brasões de clubes nacionais e internacionais pode encontrar no site “distintivos.com.br”, o maior site de escudos de times de futebol do Brasil.

Top