Cruzeiro e Atlético lutam para manter o futebol mineiro na elite

O futebol mineiro vive dias de drama, com a possibilidade de ver seus três times da primeira divisão rebaixados para a Série B, do…

Rivais na luta contra o descenso, Atlético e Cruzeiro farão clássico decisivo na última rodada do Brasileirão

O futebol mineiro vive dias de drama, com a possibilidade de ver seus três times da primeira divisão rebaixados para a Série B, do Brasileirão.

Com o lanterna América Mineiro virtualmente rebaixado, já que oito pontos separam o Coelho da primeira equipe que escapa da zona do descenso, os mineiros apostam na tradição dos rivais Cruzeiro e Atlético Mineiro, para terem representantes do Estado na Série A do Brasileirão, no ano que vem.

Donos de campanhas bastante irregulares no torneio de 2011, as duas equipes deram um alento a seus torcedores, após vencerem na última rodada, resultados que mantém os dois clubes temporariamente fora da zona do rebaixamento. Entretanto, a sete rodadas do fim do Brasileirão, cruzeirenses e atleticanos sabem que seus times terão de ter um desempenho superior ao que tiveram nas sete rodadas derradeiras do primeiro turno, para permanecerem na Série A do nacional.

De acordo com os matemáticos, a equipe que atingir os 44 pontos escapa do rebaixamento. Atualmente, o Cruzeiro ocupa a 15ª colocação, com 34 pontos. Contra os mesmos adversários que enfrentará até o final da competição, a equipe celeste somou apenas nove pontos no primeiro turno. Caso repita o desempenho na reta final do torneio, atingirá os 43 pontos e terá de torcer por uma combinação de resultados, para fugir do descenso.

No caso do Atlético Mineiro, a situação é ainda mais preocupante se levar em conta o histórico da equipe, no final do primeiro turno. Naquele período, o Galo somou apenas um ponto em sete partidas. Na 16ª posição, com 33 pontos, o Atlético terá que conquistar, ao menos, 11 pontos para não correr riscos de seguir para a Série B.

Leia Também:  Sistema defensivo é a arma do Corinthians rumo ao título do Brasileirão

Se não bastasse a situação desesperadora em que se encontram nesta reta final de campeonato, a última rodada do Brasileirão reserva nada menos do que o clássico entre Cruzeiro e Atlético, quando um dos dois pode alcançar a salvação e ainda empurrar o rival para a segundona.

Confira os resultados de Atlético-MG e Cruzeiro nas sete últimas rodadas do primeiro turno:

ATLÉTICO MINEIRO

Palmeiras 3×2 Atlético-MG

Grêmio 2×2 Atlético-MG

Atlético-MG 1×2 Figueirense

Coritiba 3×0 Atlético-MG

Atlético-MG 2×3 Corinthians

Botafogo 3×1 Atlético-MG

Atlético-MG 1×2 Cruzeiro

CRUZEIRO

Cruzeiro 0x1 Botafogo

Cruzeiro 0x1 Flamengo

Internacional 3×2 Cruzeiro

Cruzeiro 5×0 Avaí

Atlético-PR 2×1 Cruzeiro

Cruzeiro 1×0 Ceará

Atlético-MG 1×2 Cruzeiro

Top