Critérios que aprovam ou eliminam em concursos

O concurso público representa para muitas pessoas o sonho de ter um bom emprego, com estabilidade e benefícios invejáveis. O grande problema é que…

Por Élida Santos em 20/12/2012

O concurso público representa para muitas pessoas o sonho de ter um bom emprego, com estabilidade e benefícios invejáveis. O grande problema é que a concorrência é grande e as vagas são poucas se comparadas com as demais oportunidades abertas anualmente pelo mercado de trabalho. No entanto, a aprovação pode vir se algumas atitudes forem tomadas ao longo do processo de estudo e de realização da prova.

Leia mais sobre: Dicas para passar no concurso da Caixa

Leia atentamente o edital para saber o que pode lhe eliminar de um concurso público (Foto: Divulgação)

Critérios de aprovação em um concurso público

É aprovado em um concurso público quem tem melhor desempenho na prova. A regra é simples e objetiva. Algumas seleções também levam em consideração o desempenho do candidato em testes físicos, que podem ser motivo de eliminação, assim como a avaliação médica, que pode julgar o cidadão incapaz de exercer a função para qual foi designado. Para saber as particularidades do processo de escolha de um concurso público é necessário ler o seu edital atentamente e fazer o máximo para se enquadrar nos pré-requisitos.

Mantenha o foco nos estudos para ser aprovado em um concurso público (Foto: Divulgação)

Eliminação instantânea em um concurso público

Algumas atitudes podem eliminar o candidato da concorrência de uma vaga pública. Não ter cumprido com as suas obrigações eleitorais sem justificativa, por exemplo, é uma dessas causas de eliminação de um candidato. A falta de comprovação dos dados informados no ato da inscrição podem lhe fazer perder a chance de assumir um cargo público mesmo sendo aprovado na avaliação. Se o candidato não conseguir apresentar documentos que comprove o seu real nível de escolaridade ou se ficar provado que houve fraude no preenchimento da fica de inscrição, e na prova, a pessoa é eliminada do pleito, além de ter problemas judiciais.

Saiba mais sobre: Como estudar leis para concurso público: dicas

Estudar é necessário para ser aprovado

Para ser aprovado, na maioria dos casos, o candidato acertou mais de 80% da avaliação. As pessoas que alcançam esse aproveitamento alto tem uma coisa em comum: estudam muito. Por isso, foque nas matérias cobradas em concursos públicos e crie uma rotina de estudo.

Sempre que necessário, refaça provas de concurso públicos aplicados em outras ocasiões, mas que tenham o perfil dos testes que possivelmente você vai enfrentar ao longo da busca por uma vaga em órgãos públicos. E para conseguir ser feliz no caminho rumo a essa conquista, nunca desista, pois a aprovação dificilmente vem na primeira vez que se presta um concurso.

Top