Paulo Lima 31/12/2012 Serviços

As instituições financeiras sempre trabalham para oferecer os melhores produtos e serviços aos seus clientes. Tal esforço gera uma maior competitividade no setor, fazendo com que os usuários fiquem em dúvida na hora de abrir uma conta ou realizar outras operações.

Com a redução na quantidade de bancos nos últimos anos, as empresas que operam no Brasil aumentaram significativamente sua participação no mercado, elevando também a concorrência. Diante desse cenário, o ideal é pesquisar os benefícios e vantagens que cada banco oferece e ver quais opções se adequam melhor ao seu perfil.

Veja também: Saiba como ter uma conta corrente sem tarifa.

Mercado competitivo gera pouca diferença nos custos e serviços

Em geral, as taxas cobradas não se diferenciam muito de um banco para outro. (Foto: Divulgação).

Em geral, há pouca diferença entre os custos e as condições dos serviços oferecidos pelas diversas instituições presentes no país. No caso dos produtos para pessoas físicas, por exemplo, as taxas de juros do cheque especial cobradas pelos bancos são praticamente equivalentes, bem como as condições para o uso do cartão de crédito.

De acordo com os especialistas, a causa deste equilíbrio é justamente a competitividade do mercado. Dificilmente um banco cobra mais de seus clientes sem passar despercebido pela concorrência. Essa semelhança entre os serviços prestados reforça um sentimento de inércia entre os consumidores. Como os produtos são praticamente iguais, muitos acham desnecessário pesquisar qual opção se revela mais vantajosa para o seu perfil.

Entretanto, saiba que as pequenas diferenças existentes entre um pacote e outro já é suficiente para gerar alguns benefícios. Por isso, confira os critérios que você precisa levar em conta para fazer a escolha certa e saber qual banco é capaz de atender as suas necessidades.

Saiba como escolher banco para fazer empréstimo.

Critérios para escolher um banco

Na hora de escolher um banco, você precisa saber qual é a instituição que pode oferecer menos custo para o seu bolso. (Foto: Divulgação).

Custo – busque o máximo de informação sobre as tarifas cobradas por cada pacote e serviço que o banco oferece. Coloque esses dados no papel e veja qual é o custo que tais condições podem trazer para o seu bolso.

Risco – avalie a credibilidade da instituição onde você deseja abrir a sua conta ou realizar algum tipo de investimento. Lembre-se de que os bancos e o sistema financeiro como um todo se apoiam em fatores como risco e confiança. Por isso, não deixe de considerar a solidez da instituição antes de fazer a sua escolha.

É importante também levar em conta a credibilidade que a instituição possui no mercado antes de tomar sua decisão; (Foto: Divulgação).

Presença no mercado – muitos clientes tomam sua decisão sem levar em conta a abrangência geográfica do banco. É importante que ele tenha um bom número de agencias e caixas eletrônicos presentes dentro e fora do país e conte com uma boa estrutura de internet que facilite as transações online e as realize de modo seguro.

Atendimento – ao escolher banco, o cliente não estabelece vínculos apenas com a instituição, mas também com as pessoas que lhe prestam serviço. Por isso é fundamental se sentir bem e à vontade com o atendimento oferecido pelos funcionários da empresa.

Outros artigos

Função da Vitamina B6 (piridoxina)

06/03/2013

Função da Vitamina B6 (piridoxina)

A piridoxina, conhecida popularmente como vitamina B6, é um nutriente essencial para o adequado funcionamento do organismo, atuando principalmente no equilíbrio do s...

Dicas para fazer o filho dormir sozinho

08/03/2012

Dicas para fazer o filho dormir sozinho

[caption id="attachment_406447" align="aligncenter" width="399" caption="As crianças devem dormir sozinhas para benefício próprio e dos seus pais. (Foto: Divulgação)...

Roupas Masculinas Ralph Lauren

30/11/2010

Roupas Masculinas Ralph Lauren

Você adora estar na moda? Então, saiba que para isso é importante usar roupas de qualidade e que visam oferecer roupas que realmente estão na moda e uma das gran...