Crise no casamento: como superar

Crise no casamento: como superar

É comum que os casais enfrentem crises durante o casamento, pois se trata de uma relação mais duradoura. Dividir a rotina significa também compartilhar…

Por Editorial MDT em 28/11/2012

É comum que os casais enfrentem crises durante o casamento, pois se trata de uma relação mais duradoura. Dividir a rotina significa também compartilhar os problemas e preocupações, o que torna a convivência mais estressante e menos prazerosa. Todo casal passa por momentos de crise. A diferença está na forma como lindam com a situação. Pensando nisso, selecionamos dicas de como superar crise no casamento. Confira.

A crise no casamento deve ser lidada com muita paciência. (Foto: divulgação)

Crises no casamento

As crises no casamento começam a aparecer quando o carinho e afeto entre o casal diminuem, a partir desse momento as discussões e brigas surgem. Nesse momento parece que o casal não se entende mais, o interesse pelo outro não é mais o mesmo e os defeitos tomam conta das qualidades do outro.

Alguns casais acham que a única solução é a separação, já que o problema parece não ter solução fazendo-os pensar que nunca mais voltarão a se acertar. Porém, o que todos os casais devem saber é que com alguns gestos bem simples e atitudes a crise no casamento pode ser superada.

O diálogo é a melhor forma de lidar com a crise do casamento. (Foto: divulgação)

Veja também relacionamento em crise, saiba quando é hora de desistir 

Dicas de como superar a crise no casamento

1. Tente resolver o problema: por mais que o outro esteja hesitando na tentativa de uma reconciliação, o ideal é que você mostre que está disposto a tentar sair da crise. Procure se aproximar dele e conversar com calma sobre isso.

2.  Resolver os problemas juntos: não se esqueçam que vocês estão casados e devem ser companheiros para resolver os problemas juntos. Se os problemas são externos, procure evitar as brigas e discussões em casa. Pratique a compaixão e perdoe seu parceiro, dessa forma a crise será resolvida facilmente.

3.  Reconheça os erros: todo mundo erra em algum momento. Por isso é preciso ser humilde e reconhecer o erro pedindo perdão para seu parceiro. É preciso também perdoar o erro do outro para evitar as crises.

4. Reconheça as diferenças: para que a convivência seja harmoniosa é preciso reconhecer que existem diferenças entre o casal. Um relacionamento onde um tenta tirar vantagem  sobre o outro não é nada agradável.

5. Seja compreensivo: evite as discussões, seja paciente e respeite o outro. Dessa forma, as crises no casamento se tornam mais fáceis de serem equilibradas.

É preciso ter calma e evitar as discussões. (Foto: divulgação)

Veja também como sair da crise de um casamento 

A crise no casamento é um problema muito comum após algum tempo dessa relação. Para superar esse problema é preciso que o casal esteja disposto a enfrentar junto os problemas da forma mais agradável possível.  Aposte no diálogo com seu parceiro e evite tomar decisões precipitadas.

Top