Crise Financeira Mundial: Natal 2008 será afetado

Crise Financeira 2008

Devido a forte valorização da dólar frente ao real em setembro, os preços de produtos eletrônicos, como TVs e DVDs, e dos alimentos importados, como vinhos e azeites, vão subir até 10% já neste mês.

Por conta disso, o Natal dos brasileiros será mais caro do que os outros anos, já que o aumento vai incidir justamente nos produtos mais consumidos nesta época do ano.

Crise Financeiro 2008 Afetará o Natal dos Brasileiros

Segundo informações da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o aumento que será repassado em setembro, de cerca de 10 % sobre o preço dos vinhos, azeites, azeitonas e bacalhau, pode atingir também, além dos importados, alguns produtos nacionais que utilizam matérias-primas importadas na composição, como o chocolate.

É nesta época do ano que os comerciantes abastecem seus estoques para as vendas de final de ano e, com o dólar subindo a cada dia, o aumento será considerável.

No caso dos eletrônicos o aumento final vai depender do comportamento do preço do dólar até o fim do ano. Mas a previsão da associação de fabricantes do setor, a Eletros, é de que a alta fique em torno de 10%.

O setor havia previsto que as vendas em 2008 ficassem 15% maiores que o resultado obtido no ano passado. Entretanto, após o agravamento da crise financeira e da disparada do valor do dólar, as projeções caíram para 12 % e podem ser revistas para menos se o cenário negativo persistir.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

3 Comments - Add Comment

Reply