Criando Filhos com Coerência e Firmeza

Ninguém precisa chamar a Super Nanny quando está com problemas em casa, em relação aos filhos! Duas ou três posturas firmes, por parte dos…

Ninguém precisa chamar a Super Nanny quando está com problemas em casa, em relação aos filhos! Duas ou três posturas firmes, por parte dos pais, podem reverter na alegria de um relacionamento sincero, tanto para os pais, quanto para os pequenos. Para isso, basta atentar ao seguinte:

Mantenha-se firme

Manter-se firme significa fazer o que você disse que faria. Significa ater-se à sua palavra, o que equivale a ser consequente. Aqui o segredo é pensar antes de dizer algo. Realmente você quer dizer: senta já, se não você não vai comer? Mais vale que assim seja, se você espera cumprir com sua palavra.

Não diga: “Faça só mais uma vez e irá se arrepender”. Este tipo de ameaças faz com que você saia facilmente do problema; mas você não se compromete a fazer nada quanto a essa ameaça. É melhor você dizer: “Faça isso mais uma vez e seu amigo não poderá ficar para dormir aqui hoje à noite”. E se seu filho desobedecer, aja de acordo com o que já lhe havia dito. Mais ainda:

  • Pense antes de falar;
  • Cumpra sua palavra, ou seus filhos não acreditarão mais em você!
  • O castigo também deve ser realista.

Por exemplo, em vez de dizer: “Faça isso mais uma vez e te castigarei a vida toda”, diga ao seu filho: “Se fizer isto mais uma vez, ficará de castigo por uma semana”. E em seguida cumpra o que prometeu por uma semana. Se você diz ao seu filho de seis anos que lhe tirará a bola se ele voltar a jogar dentro da casa, tire mesmo na próxima vez que ele fizer isto.

Leia Também:  Assistência Técnica Burigotto

Adquira a virtude da paciência

Quem não precisa ter um pouco mais de paciência? Devemos manter a paciência e o controle com nossos filhos. Não deixe que nada o perturbe: mesmo se o bebê estiver chorando; mesmo se a fralda suja manchou sua linda colcha; mesmo que você esteja atrasado para um compromisso, todas essas coisas acontecem. Devemos ter paciência com nossos filhos e enlouqueceremos se não a tivermos.

Algumas coisa bem importantes sobre paciência:

Paciência significa dedicar-lhes mais tempo do que o meramente necessário para fazer algumas coisas;

Paciência significa deixar que sua filha demore duas horas escolhendo a mais linda das bonecas Barbie, para ao chegar em casa lhe cortar imediatamente os cabelos;

A paciência não é algo que se desenvolve rapidamente. Toma tempo e exige prática.

Habilidade para o controle de conduta

Se seus filhos estão chateados e não têm nada para fazer, eles mesmos encontrarão a maneira de se entreter: misturarão todos os seus CDs, se esconderão nos armários, pintarão as paredes com canetas, arranharão os móveis com grampos. Essas atividades não são culpa das crianças: são o resultado de um manejo inadequado de sua conduta por parte dos pais.

Manejar a conduta é manter nossos filhos ocupados a maior parte do tempo. É conveniente lhes dar seu próprio tempo livre para que possam utilizar sua imaginação e criar seus meios de entretenimento; por outro lado, se os acumulamos de atividades quando começam a ficar entediados, não terão tempo de fazer o que não devem. E não se esqueça de elogiá-los quando façam algo correto, como ajudar a recolher os brinquedos ou ser amável com um irmão. O elogio reforça em seus filhos a noção de que você se sente feliz pelo que acaba de acontecer. Como as crianças gostam de alegrar seus pais, repetirão o ato para que você repita o elogio.

Leia Também:  Andador Para Bebê Casas Bahia

Você pode pensar que isto é manipulação, o que não está longe de ser verdade. Lembre-se que as crianças são mestres em manipulação. Portanto, você tem que manipulá-los muito mais desde o início. Manipular o comportamento dos filhos, ou manejar sua conduta, é fazer parte de suas atividades, de suas atitudes e de seu entorno cotidiano, para que eles sejam filhos felizes, para que não corram perigos e para que não se metam em complicações.

Assim, no manejo da conduta interferem alguns conceitos muito simples:

  • Manter ocupadas as mãos ociosas.
  • Prestar muita atenção.
  • Elogiar.

Nossos filhos estarão menos propensos a se meterem em complicações se os recompensamos pelo bom comportamento, se os elogiamos constantemente, se lhes damos uma grande quantidade de beijos e abraços e se os ajudamos a organizar seus jogos.

Ainda precisa da Super Nanny?

Top