Crianças com insônia: como lidar

A insônia parece um problema dos adultos, mas ela é cada vez mais comum entre as crianças. Pesquisas revelam que, atualmente, 35% das crianças…

Por Editorial MDT em 17/02/2012

É preciso reeducar a hora do sono do bebê para que ele consiga dormir normalmente. (Foto: Divulgação)

A insônia parece um problema dos adultos, mas ela é cada vez mais comum entre as crianças. Pesquisas revelam que, atualmente, 35% das crianças apresentam o distúrbio do sono. Portanto, saiba como lidar com crianças com insônia para que nem você nem o seu marido fiquem estressados e nervosos com a falta de sono inspirada pelos seus filhos.

Nos primeiros dias de vida, o bebê tem dificuldades de dormir sozinho, desperta muitas vezes durante a noite e acorda com qualquer barulho. No entanto, a partir do terceiro mês, as horas de sono aumentam devido à segurança que ele começa a sentir. Por isso, uma criança de 1 ou 2 anos dorme aproximadamente 13 horas diárias enquanto uma de 4 ou 5 anos dorme 11 horas. A partir de então, as horas dormidas passam a ser de 10 a 8 horas por dia. Sendo assim, quando o número de horas de sono são menores que as correspondentes com a idade, há motivos para preocupações.

Uma criança que sofre de insônia fica irritada, hiperativa, insegura, tem baixo rendimento escolar e problemas de crescimento. Sendo assim, é preciso saber reeducar o sono dela imediatamente.

Crianças que não dormem bem ficam irritadas e hiperativas. (Foto: Divulgação)

Em alguns casos, a insônia infantil pode ser causada por motivos físicos como dores ou dificuldades respiratórias. Em outros, as causas podem ser psicológicas como o sonambulismo, pesadelos, brigas entre os pais ou rejeições na escola, na família e na rua. Entretanto, 95% das insônias em crianças são resultados de um condicionamento errado feito pelos seus pais.

Comportamentos comuns como pegar a criança no colo, acariciá-la e amamentá-la são errôneos, pois condicionam o bebê a dormir somente nessas condições. Desse modo, assim que os seus pais saem do quarto, a criança tende a acordar e a chorar. Por isso, o melhor modo de educar o sono do bebê é ficar no seu quarto até que ele fique sonolento e sair antes que ele durma.

O comportamento habitual de ninar a criança no colo deve ser evitado para que ela não sofra de insônia. (Foto: Divulgação)

Outros comportamentos habituais dos pais como cantar para a criança dormir, passear de carrinho com ela, dar uma volta de carro, embalá-la no berço ou no colo ou dormir com ela são completamente errados, já que criam esse condicionamento nela. Desse modo, é preciso criar um ritual no ato de dormir. Por exemplo no caso de crianças maiores alguns passos podem ajudar, são eles: um banho morno, dê-lhe um pouco de leite quente, deixe que ela assista um pouco de TV e coloque-a na cama. Antes que ela pegue no sono, leia uma historinha para que fique sonolenta. Se esses comportamentos forem repetidos diariamente, ela saberá quando o sono chegará e não terá mais problemas para dormir.

O comportamento da criança na hora de dormir deve ser moldado desde que ela é um bebê. Assim, a sua vida e a dela serão menos estressantes. Portanto, comece desde já a reeducar o sono dos seus filhos.

Top