Crianças com dificuldades de leitura: como tratar

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas da leitura, escrita e soletração que pode atingir tanto meninos, quanto meninas. A criança que…

Por Editorial MDT em 25/09/2012

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas da leitura, escrita e soletração que pode atingir tanto meninos, quanto meninas. A criança que sofre com esse problema, muitas vezes é erroneamente julgada como alguém indisciplinado, ou mesmo, preguiçoso. É um transtorno muito comum em nosso meio, sendo que vários famosos já sofreram com o problema. Entre eles, podemos citar: Tom Cruise, Leonardo Da Vinci, Walt Disney e Agatha Christie. Tendo isso em vista. Saiba o que fazer com as crianças com dificuldades de leitura.

Saiba o que fazer com as crianças que falam errado.

Durante a infância, é muito importante que as mães fiquem atentas às dificuldades de aprendizado do filhos. (Foto: divulgação)

Conhecendo mais sobre a dislexia

Como foi visto anteriormente, a dislexia é um distúrbio de aprendizagem que acomete crianças em todo o mundo. A dificuldade de leitura é um problema crônico, mas que, quando devidamente tratado, a criança não apresentará desenvolvimento prejudicado, podendo se tornar um profissional de sucesso. Assim, tanto o diagnóstico, quanto o tratamento devem ser precoces.

Embaralhando as letras

O cérebro de uma criança com dificuldade de leitura (dislexia) é idêntico a de uma que não possui o distúrbio. A diferença está diretamente relacionada às falhas de conexões cerebrais. Nas disléxicas, as informações são processadas em uma área diferente do cérebro. Devido a isso, a criança embaralha as ligações cerebrais, principalmente nas regiões responsáveis por controlar a leitura, a escrita e o poder de soletrar. Através dessa desorganização, o pequeno começa a apresentar dificuldades que podem ser vistas já na pré-escola.

Algumas crianças apresentam dificuldades de leitura. (Foto: divulgação)

Diagnóstico adequado

Especialistas na área afirmam que o diagnóstico de dislexia deve ser precoce e depende de uma boa avaliação multidisciplinar. A equipe, deve ser composta de psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagógico, neurologista, oftalmologista e otorrinolaringologista. Tudo para excluir causas ligadas a problemas neurológicos, assim como deficiências auditivas e visuais.

Tratamento estipulado

Após o diagnóstico correto, a criança deverá receber o tratamento adequado, de modo que ela supere o distúrbio e se iguale às outras crianças da sua idade. O tratamento pode demorar até três anos, sendo a leitura o foco principal. Através do uso de métodos respeitados e adequados, associados a atenção e carinho, a dificuldade de leitura pode ser vencida.

Quanto mais cedo for diagnosticado a dificuldade de leitura das crianças, melhor para o futuro dos pequenos. (Foto: divulgação)

Muitas crianças sofrem com o distúrbio de leitura. No entanto, esse problema pode ser facilmente diagnosticado e tratado. Para isso, basta que os pais ou os professores fiquem atentos às alterações de comportamento apresentadas pelos filhos e, diante de qualquer suspeita, busque a orientação de um especialista. O futuro do seu filho, depende do seu cuidado!

Conheça algumas dicas de leitura para jovens.

Top