Criança que grita demais: o que fazer

Muitos pais ficam incomodados com as gritarias dos filhos, em especial durante a infância. Em muitos casos é importante buscar a orientação de um…

Muitos pais ficam incomodados com as gritarias dos filhos, em especial durante a infância. Em muitos casos é importante buscar a orientação de um especialista para descartar qualquer patologia que possa justificar esse fato. Saiba o que fazer com a criança que grita demais.

Algumas crianças gritam para chamar a atenção dos pais. (Foto: divulgação)

Buscando a orientação de um especialista

O primeiro passo que os pais devem tomar diante de uma criança que grita é leva-la ao médico para que ele avalie a possibilidade do pequeno apresentar algum problema de audição. O próximo passo é compreender o ambiente familiar que a criança vive, incluindo a existência ou não de animais de estimação, como cachorros. Em geral, ambientes ruidosos tem a uma maior tendência em colaborar com o desenvolvimento de crianças que elevam a voz para que possam ser ouvidas.

A relação entre os pais

A avaliação da relação do casal é essencial para tentar justificar o motivo que leva a criança a elevar a voz. Caso os pais costumam gritar e discutir na frente de seus filhos, não há como impedirem o pequeno de fazer o mesmo. Em outros casos, os filhos elevam a voz através de birras, como forma de manipular os pais e conseguir o que desejam.

Os pais devem evitar discutir na frente dos filhos. (Foto: divulgação)

Saiba o que fazer com a criança que grita

Gritar com o filho para que ele abaixe a voz não ajuda, pelo contrário, passa a mensagem errada de que quem ganha é a pessoa que grita mais alto. A melhor forma de combater o problema é convidando a criança a não levantar a voz e distraí-la enquanto ela faz isso. Conheça algumas dicas para prevenir a gritaria:

  • Antes que os pais levem os filhos para passear, é importante verificar se eles já se alimentaram ou realizaram as necessidades fisiológicas. Isso é muito importante para prevenir o desenvolvimento de escândalos inesperados em locais populosos.
  • Os pais devem conversar com os filhos de forma calma e tranquila. Caso o pequeno continue a falar alto, os pais devem ir reduzindo o volume da voz até o momento em que ele não consiga mais ouvir a voz dos pais.

    Saiba o que fazer com as crianças que gritam. (Foto: divulgação)

Muitas crianças possuem a feia mania de elevar a voz em ambientes inapropriados. Em muitos casos, as crianças gritam por serem portadores de algum problema auditivo. Porém, em outros, a gritaria está relacionada apenas ao mimo do pequeno. Após conhecer algumas dicas do que fazer com as crianças que gritam, basta segui-las e buscar a orientação de um especialista sempre que possível.

Leia Também:  Como evitar ou aliviar picadas de mosquitos

Top