Criança que acorda no meio da noite: o que fazer

Muitos pais ficam apreensivos com os despertares noturnos dos seus filhos. Em alguns casos, isso é tão incomodo que eles acabam buscando ajuda de…

Por Editorial MDT em 07/01/2013

Muitos pais ficam apreensivos com os despertares noturnos dos seus filhos. Em alguns casos, isso é tão incomodo que eles acabam buscando ajuda de especialistas para tentar compreender e amenizar o problema. Tendo isso em vista, separamos algumas informações sobre o que fazer com as crianças que acordam no meio da noite.

Saiba o que fazer com crianças com terror noturno.

Colocar a criança para dormir cedo é imprescindível para ela ter uma boa noite de sono. (Foto: divulgação)

Conhecendo as causas mais comuns dos despertares noturnos infantis

As causas mais comuns que levam as crianças a acordarem a noite estão os vícios de comportamento na hora do sono ou alguns problemas de saúde. Devido a isso, não é raro que as crianças saudáveis acordem durante a noite, em especial aquelas que estão passando por etapas marcantes do desenvolvimento. Esse período, comumente vem acompanhado de um misto de emoções, em especial, a ansiedade.

Outros fatores que podem prejudicar a noite das crianças

Os pesadelos ou as crises de medo contribuem para que o sono dos pequenos se torne conturbado. Além disso, problemas que afetam as vias aéreas e que fazem com que as crianças respirem pela boca quando estão dormindo, tendo a probabilidade de acordarem no meio da noite.  Outro fator que pode contribuir com um sono acompanhado de despertares, são os horários irregulares para dormir durante o dia, assim o horário de ir para cama.

Os despertares noturnos infantis são um problema muito relatado pelos pais. (Foto: divulgação)

Acabar com o hábito das mamadas noturnas é essencial

Algumas crianças ainda possuem o hábito de mamar durante a noite, porém é imprescindível que os pais acabem com esse costume. Isso porque a maioria dos pequenos, utilizam a mamadeira ou a chupeta para voltar a dormir. Além disso, o uso rotineiro desses produtos pode afetar a formação dos dentes e ainda contribuem para a formação de cáries.

Aprendendo a se livrar do problema

Separamos abaixo algumas informações que contribuirão para que as crianças apresentem uma noite de sono livre dos despertares noturnos.

  • Os bons hábitos de sono devem começar já na maternidade, quando a criança ainda é um bebê. Assim, os pais já devem tentar estipular horários para dormir e acordar;
  • Colocar a criança para dormir cedo é uma das melhores formas para que ela tenha uma noite tranquila e livre de pesadelos;
  • Se caso a criança não conseguir dormir sozinha, é ideal que um dos pais fique com ela no quarto, até que ela adormeça. No entanto, é muito importante que eles evitem falar ou interagir com a criança durante o período em que ela está tentando adormecer;
  • Os pais devem estabelecer uma rotina de horários durante e que inclua a soneca diurna. Vale ressaltar que o cochilo deve acabar, no mínimo, três horas antes do horário da criança ir para cama.

    Saiba o que fazer com a criança que acorda a noite. (Foto: divulgação)

Os despertares noturnos infantis podem trazer grandes prejuízos à vida da criança, assim como a de seus familiares. Após saber o que fazer com as crianças que acordam no meio da noite, basta seguir as orientações e aguardar para ter uma noite tranquila

Saiba como ensinar a criança a acordar cedo.

Top