Criança interesseira: como lidar

Seu filho empresta os brinquedos facilmente sem precisar você mandar? Se ele é pequeno e você já passou por problemas de não conseguir convencê-lo…

Seu filho empresta os brinquedos facilmente sem precisar você mandar? Se ele é pequeno e você já passou por problemas de não conseguir convencê-lo a compartilhar suas coisas ou ela só se aproxima dos colegas por interesse, é preciso “ficar de olho” nesses sinais. Saiba mais sobre o assunto e veja como lidar com a criança interesseira.

As crianças interesseiras só se aproximam dos colegas por que querem algo. (Foto: divulgação)

Crianças egoístas e interesseiras

Nos primeiros anos de vida a criança é mais egocêntrica, e conforme vai crescendo seu comportamento vai mudando. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Zurique, onde foram entregues doces para cada criança e observou-se como seriam divididas as guloseimas. O resultado mostrou que a maioria das crianças, entre 3 e 4 anos não dividiu os doces com os coleguinhas.

Embora pesquisas mostrem que existem influências genéticas para ser egoísta, o ambiente em que a criança vive é essencial para ser mais sociável capaz de se relacionar e partilhar com o outro. Todos nós nascemos egoístas, mas aprendemos a dividir para não nos tornarmos socialmente isolado.

A escola também possui papel essencial no comportamento das crianças, pois elas aprendem que não são o centro de tudo e precisam aprender a dividir e não ser interesseiras com os coleguinhas.

Jamais se deve ceder as birras da criança. (Foto: divulgação)

Veja também como impor limites a criança 

Como lidar com crianças interesseiras

1. Geralmente as crianças interesseiras fazem de tudo para conseguirem o que desejam inclusive fazer birras. É importante que os pais tenham pulso firme para não cederem aos interesses da criança.

2. Os pais devem dizer não ao egoísmo e interferir cada vez que o pequeno não quiser dividir um brinquedo com os coleguinhas. Diga a ele que aquela atitude não é legal e ajude-o a retomar a brincadeira.

Leia Também:  3 receitas com Pitaya para emagrecer

3. É essencial que as crianças aprendam a conviver com as diferenças, inclusive de classe sociais. Os pais devem explicar para os filhos que não é por que o coleguinha tem um brinquedo que ele deve ser aproximar dele.

4. Ensine seu filho a ser amigo, solidário, carinhoso e obediente desde pequeno, para que ele não cresça e se torne egoísta e interesseiro.

5. Não ceda as chantagens e reclamações da criança, afinal ela pode estar querendo tirar vantagem em cima da situação. Mostre que ela deve ser obediente e ser merecedora de ganhar algo sem interesses.

É preciso ensinar as crianças a compartilhar as coisas com os colegas. (Foto: divulgação)

Veja também sinais de que a criança está ficando mimada 

As crianças interesseiras geralmente dão muito trabalho para pais e professores. É preciso que os pais ensinem as crianças desde pequenas que nada se ganha pelo interesse e que é preciso lutar para conquistar o que se deseja. Ensine bons hábitos e modos para seu filho e ele não irá se tornar uma criança interesseira.

 

Top