Criador do perfil “Irmã Zuleide” é preso por difamação e constrangimento

O DJ Álvaro Oliveira Rodrigues, responsável por criar o perfil da ‘Irmã Zuleide’, foi detido em Santos (SP) no último domingo (27) sob a…

Por Isabella Moretti em 30/01/2013

O DJ Álvaro Oliveira Rodrigues, responsável por criar o perfil da ‘Irmã Zuleide’, foi detido em Santos (SP) no último domingo (27) sob a acusação de constrangimento e difamação.

O criador da Irmã Zuleide foi detido. (Foto: Divulgação)

Saiba mais: As melhores de Gina Indelicada: fotos

Autor de ‘Irmã Zuleide’ foi detido

Álvaro Oliveira Rodrigues, de 30 anos, foi preso enquanto estava fazendo uma apresentação em uma boate em Santos. Já fazia alguns meses que a polícia estava investigando o DJ por causa das denúncias. Ao ser abordado no meio do show, Álvaro confessou ser o autor da personagem Irmã Zuleide e seguiu para a delegacia.

O principal motivo da investigação é a foto usada para caracterizar a página da Irmã Zuleide, que na verdade pertence a uma professora de Campinas (SP). De acordo com os oficiais responsáveis pelo caso, ela afirma sofrer vários transtornos por causa da situação.

A polícia conseguiu descobrir a verdadeira identidade da Irmã Zuleide depois de realizar uma investigação minuciosa. Após prestar depoimento, Álvaro foi liberado, mas teve o seu notebook apreendido para maiores averiguações.

Mulher da foto é na verdade uma professora de Campinas. (Foto:Divulgação)

A mulher que aparece na foto da ‘Irmã Zuleide’ preferiu não se identificar, mas contou para a polícia que até pouco tempo atrás não conhecia o perfil do Facebook que explorava a sua imagem. Depois que uma amiga lhe mostrou a página, ela ficou muito preocupada com a situação e enviou fotos para a polícia, com o objetivo de retirar o conteúdo do ar. A professora contou em seu depoimento que ela virou chacota no lugar onde mora por causa da ‘Irmã Zuleide’.

De acordo com o depoimento de Álvaro, a escolha da foto da professora para caracterizar o perfil fictício no Facebook não foi de propósito. Ele conseguiu a imagem depois de fazer uma simples pesquisa aleatória em um buscador.

 ‘Irmã Zuleide’ faz sátira após prisão

O criador da Irmã Zuleide pretende manter o seu personagem nas redes sociais. (Foto:Divulgação)

Álvaro Oliveira Rodrigues usou o perfil da ‘Irmã Zuleide’ para ironizar a sua detenção. Após ser liberado, ele postou as seguintes mensagens:

“PRESA NADA! ISSO É PAPO DE ATEU!”

 “Jovens tem (sic) comida grátis aqui na cadeia, vou encher o buxo (sic)! Ôh, Glória”

“O irmão Teobaldo chegou na delegacia com um abre os corpos e fui libertada, só Jesus na causa”.

O DJ resolveu criar o perfil da Irmã Zuleide com o objetivo de satirizar o fanatismo religioso e a igreja evangélica. Ele conquistou cerca de 2,1 milhões de seguidores graças às suas mensagens engraçadas.

Apesar de ter que responder na justiça por constrangimento, injúria e difamação, o autor de ‘Irmã Zuleide’ não está interessado em abandonar as redes sociais. Ele deixou um recado para todos os seus seguidores: “Não vou abandonar o que eu amo, não vou abandonar os que faço feliz. Não vou abrir mão de cada sorriso, de cada mensagem. Não deixar de alegrar diariamente cada um de você (sic). Às vezes as coisas acontecem, mesmo quando não temos intenções negativas, coisas da vida, segredos de Deus. Beijos de luz aos que estão comigo, e obrigada sempre pelo carinho”.

Veja também: Cyberbullying: como a vítima deve agir

Top