Creme hidrante caseiro para mãos e unhas

Você conhece a importância do creme hidrante caseiro para mãos e unhas? Mãos e unhas também precisam dos seus cuidados diários. A hidratação das mãos…

Por Redacao em 18/08/2014

Você conhece a importância do creme hidrante caseiro para mãos e unhas? Mãos e unhas também precisam dos seus cuidados diários. A hidratação das mãos repõe a umidade natural da pele, pois as mãos sofrem constantes agressões diárias,como lavagens frequentes e uso de produtos químicos domésticos. A hidratação das unhas também é essencial, pois o uso de acetona, lixa, alicate para remover cutícula, etc. agridem a queratina, uma substancia que reveste a unha e acabam a ressecando.

Confira: Plásticas para cicatrizes de acne 

Creme hidrante caseiro para mãos e unhas - Muitas vezes esquecemos que as mãos e unhas também precisam de hidratação e cuidados maiores do que apenas manicure (Foto: Divulgação)

Creme hidrante caseiro para mãos e unhas

Até mesmo sabonetes e detergentes afetam a saúde das mãos e unhas. Com o passar do tempo as unhas enfraquecem, descamam, podem ficar onduladas e com manchas brancas. Existem diversas receitas de creme hidratante caseiro para mãos e unhas, confira abaixo:

Receita caseira 1
Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 ramo de salsinha muito bem picado (folhas e caule)
  • 1 colher de chá de limão

Misture todos os ingredientes, lave as mãos com água morna, aplique a máscara e deixe agir por 20 minutos massageando de vez em quando e esfregando uma mão contra a outra para que o calor aumente a absorção dos ativos na pele das mãos e por entre os poros da queratina das unhas.

Leia também: Maquiagem dourada para reveillon 2015

Após 20 minutos enxágue as mãos em água fria e lave com sabonete neutro ou gel da limpeza. Se as mãos estiverem muito ressecadas, finalize com um creme para mãos à base de ureia. Você pode repetir o procedimento 2x por semana para ter resultados melhores.

Atenção: cremes com ureia em sua composição são contra-indicados para gestantes, pois em recentes pesquisas foi descoberto que a ureia é absorvida pela placenta e trás malefícios ao feto.

Unhas ressecadas normalmente tem manchas brancas e ondulações (Foto: Divulgação)

Receita 2 

Ingredientes:

  • 1 clara de ovo
  • 1/2 pepino
  • 1 colher (sopa) de iogurte
  • 2 gotas de óleo de menta
  • 1 colher (chá) de suco de limão
  • 1 colher (sopa) de óleo de abacate

Bata o pepino no liquidificador com casca e tudo. Bata a clara de ovo em neve. Misture todos os ingredientes e aplique o creme nas mãos, deixando agir por 15 minutos e depois enxague com água morna. É recomendado repitir uma vez por semana.

Receita 3 

Ingredientes

  • 1 colher (café) de óleo de amêndoas doce
  • 1/2 colher (café) de limão

Modo de fazer:

Esprema o limão e misture 1/2 colher do suco no óleo de amêndoas. Aplique essa mistura nas unhas a noite e massageie durante 10 minutos. Você pode massagear as cutículas também. Lave com bastante água e sabonete. É preciso lavar muito bem as mãos depois, pois limão mancha a pele.

Como evitar que mãos e unhas ressequem

Aprenda também a evitar que as mãos e unhas ressequem (Foto: Divulgação)

Leia mais: Tendências de penteados para Reveillon 2015

É possível evitar que mãos e unhas ressequem com alguns cuidados básicos como por exemplo usar removedores de esmalte sem acetona. Não use lixa sobre a unha, apenas na sua extremidade. Não remova a cutícula, mas apenas afaste-a com espátula, e retire o excesso. Procure um salão de beleza que esterilize o material usado, ou leve você mesmo seu kit pessoal. Isso evita que você entre em contato com vírus, fungos ou bactérias que podem contaminar os instrumentos mal lavados. Por fim, é aconselhável passar ao menos um dia por semana sem esmalte para as unhas “respirarem” e é claro não esquecer do hidratante.

Top