Crédito consignado: reclamação sobre fraudes aumentam

Felipo Bellini 25/10/2021 Notícias

O empréstimo consignado é uma modalidade de se pegar emprestado dinheiro de forma mais vantajosa devido ter seus juros inferiores às demais modalidades, mas apesar disso possui também algumas desvantagens.

Crédito consignado reclamação sobre fraudes aumentam

Fonte/Reprodução: original

Neste ano aumenta o número de reclamações referentes a fraudes relacionadas a utilização de crédito consignado, para compreender, acompanhe os tópicos seguintes.

O que é o crédito consignado?

Crédito consignado trata-se da modalidade de empréstimo em que se solicita um valor, e você passa a ter que pagar o valor de parcelas do empréstimo cobradas diretamente em folhas de pagamento. Tratando-se de um desconto que cai diretamente sobre o salário e aposentadoria.

Apesar de parecer desvantajoso à primeira vista, a verdade é que ele possui algumas vantagens, entre elas estão as taxas de juros inferiores, de forma que possa ser algo útil em situações de emergência. Além disso, ele é mais fácil de se contratar, e evita maiores dívidas a longo prazo por não ter a possibilidade de adiar o pagamento.

Quais tipos de fraude no crédito consignado?

Muitas fraudes ocorreram através do vazamento de dados de clientes, mas os bancos e o INSS não assumiram a responsabilidade quanto a esse ocorrido. Neste ano ano de 2021 as fraudes aumentaram em 91% em relação a 2020, saltando de 42.508 casos com queixas relatadas para 81.356, valor correspondente a quase o dobro. Já se tratando da modalidade de reclamações sobre fraudes com crédito consignado, conforme o Sindec o aumento de queixas subiu em 172%, mais do que o dobro, sendo um dos problemas mais recorrentes do ano.

Na maioria das vezes a fraude ocorre através de vazamento de dados de clientes que ocorrem por falha ou má fé de algumas empresas, e através desse vazamento, golpistas podem ter acesso aos dados dos clientes e utilizá-los para aplicar fraudes.

Os golpes podem ocorrer através de telefonemas em que o golpista se passa por funcionário de um determinado banco e oferece o empréstimo pedindo dados sigilosos do usuário, situação que ocorre com frequência com pessoas mais idosas, que são as principais vítimas dos golpes por conta de sua vulnerabilidade.

 

Outros artigos

Grammy 2012: Looks das Celebridades

13/02/2012

Grammy 2012: Looks das Celebridades

O começo do ano é sempre recheado de eventos, premiações e outros acontecimentos que envolvem o mundo da moda e da arte. Neste domingo, 12/02, aconteceu o Grammy edi...

Papertab: o que é, como funciona

25/06/2013

Papertab: o que é, como funciona

Alguns dos gadgets futuristas que já tiveram os protótipos apresentados, como o Google Glass, o óculos inteligente do Google, e o Shoogle, sapato inteligente que tam...