O empréstimo consignado é uma modalidade de se pegar emprestado dinheiro de forma mais vantajosa devido ter seus juros inferiores às demais modalidades, mas apesar disso possui também algumas desvantagens.

Fonte/Reprodução: original
Neste ano aumenta o número de reclamações referentes a fraudes relacionadas a utilização de crédito consignado, para compreender, acompanhe os tópicos seguintes.
O que este artigo aborda:
O que é o crédito consignado?
Crédito consignado trata-se da modalidade de empréstimo em que se solicita um valor, e você passa a ter que pagar o valor de parcelas do empréstimo cobradas diretamente em folhas de pagamento. Tratando-se de um desconto que cai diretamente sobre o salário e aposentadoria.
Apesar de parecer desvantajoso à primeira vista, a verdade é que ele possui algumas vantagens, entre elas estão as taxas de juros inferiores, de forma que possa ser algo útil em situações de emergência. Além disso, ele é mais fácil de se contratar, e evita maiores dívidas a longo prazo por não ter a possibilidade de adiar o pagamento.
Quais tipos de fraude no crédito consignado?
Muitas fraudes ocorreram através do vazamento de dados de clientes, mas os bancos e o INSS não assumiram a responsabilidade quanto a esse ocorrido. Neste ano ano de 2021 as fraudes aumentaram em 91% em relação a 2020, saltando de 42.508 casos com queixas relatadas para 81.356, valor correspondente a quase o dobro. Já se tratando da modalidade de reclamações sobre fraudes com crédito consignado, conforme o Sindec o aumento de queixas subiu em 172%, mais do que o dobro, sendo um dos problemas mais recorrentes do ano.
Na maioria das vezes a fraude ocorre através de vazamento de dados de clientes que ocorrem por falha ou má fé de algumas empresas, e através desse vazamento, golpistas podem ter acesso aos dados dos clientes e utilizá-los para aplicar fraudes.
Os golpes podem ocorrer através de telefonemas em que o golpista se passa por funcionário de um determinado banco e oferece o empréstimo pedindo dados sigilosos do usuário, situação que ocorre com frequência com pessoas mais idosas, que são as principais vítimas dos golpes por conta de sua vulnerabilidade.