Crediário: cuidados ao usar, dicas

Com aumento na facilidade de acesso ao crédito, muitos brasileiros estão podendo realizar seus sonhos de consumo. Entretanto, ao mesmo tempo em que a…

Com aumento na facilidade de acesso ao crédito, muitos brasileiros estão podendo realizar seus sonhos de consumo. Entretanto, ao mesmo tempo em que a oferta de crédito traz inúmeras vantagens na hora da compra, ela precisa ser administrada com bastante cuidado para não comprometer sua renda.

Caso não mantenha o controle sobre os seus gastos, o crediário oferecido pelos mais variados estabelecimentos comerciais pode se tornar um vilão para as suas finanças. Para evitar esse tipo de problema, mais do que atenção, você precisa colocar em prática algumas orientações importantes sobre como utilizar esse benefício de maneira consciente e equilibrada.

Veja também: Empréstimo consignado – cuidados ao contratar.

Como usar o crediário

Para não perder o controle sobre suas despesas, procure usar o crediário apenas quando for necessário. (Foto: Divulgação).

Para não se atrapalhar no uso do crediário, o ideal é lançar mão desse crédito apenas quando for necessário. Por isso, antes de fazer uma compra, veja se você realmente está precisando do produto ou serviço do qual está à procura.

Não se iluda com as baixas parcelas cobradas pelos comerciantes. Na maioria das vezes, elas escondem uma alta taxa de juros, que torna a compra a prazo praticamente inviável. Lembre-se ainda que, o valor das parcelas, geralmente, é inversamente proporcional ao número de mensalidades. Ou seja, quanto menor o preço das prestações, maior o prazo necessário para você terminar de quitar o produto.

Saiba como funciona o Crediário Cielo Simulador.

Analise com bastante cuidado as opções de crediário disponíveis no mercado antes de efetuar a compra. (Foto: Divulgação).

É por essas e outras que você deve analisar com bastante cuidado as opções de pagamento oferecidas pelo mercado. O ideal é pagar a vista, mas como isso nem sempre é possível, veja qual plano se encaixa melhor no seu orçamento e oferece menos risco de endividamento.

Leia Também:  Casas para Alugar Direto com o Proprietário SP

Para tomar essa decisão, você precisa analisar o gasto médio mensal de sua família. Coloque no papel suas principais despesas (conta de luz, água, telefone, aluguel, mensalidade da escolha, roupas, entre outros) e veja quanto sobra de sua renda. Planeje-se para que o valor das mensalidades não comprometa uma fatia significativa do seu orçamento.

Outras dicas para usar o crediário

Em geral, os lojistas oferecem ótimos descontos para os consumidores que pagam as parcelas antecipadamente. (Foto: Divulgação).

Procure sempre que possível antecipar o pagamento das parcelas, já que os lojistas oferecem descontos para os consumidores que pagam adiantado. Além disso, junte um bom valor para dar entrada no produto que você deseja. Quanto maior for essa quantia, menor será o valor das prestações e das taxas de juros.

Com um bom planejamento, você vai poder aproveitar todos os benefícios que o crediário oferece sem se complicar!

Top