Cravos e espinhas no verão: como cuidar

O verão está aí. Praia, sol e mar… Com ele também aparecem as temíveis espinhas e cravos. Isso acontece porque nessa época do ano,…

Por Editorial MDT em 06/12/2012

O verão está aí. Praia, sol e mar… Com ele também aparecem as temíveis espinhas e cravos. Isso acontece porque nessa época do ano, a nossa pele tende a transpirar mais, aumentando a oleosidade natural que temos. Se no frio temos o ressecamento natural, no verão temos justamente o contrário disso. É comum que você observe que em dias mais quentes, cravos e espinhas simplesmente brotem sem motivo aparente na sua pele e o mais difícil de tudo é evitar os terríveis ‘cutucões’ que você dá para tirá-lo dali.

Espinhas e cravos acabam aparecendo com mais intensidade no verão.(Foto: Divulgação)

Dicas para cuidar de cravos e espinhas no verão

Bom, a primeira dica para cuidar de cravos e espinhas é nunca, jamais cair na tentação de espremê-los. Isso porque eles acabam deixando uma marca horrível na sua pele que, muitas vezes, não some nunca. Por mais que seja difícil resistir a essa tentação, sempre que você observar que ali irá nascer uma espinha, o ideal é  usar uma loção secativa. Ela tem compostos que fazem com que o processo de inflamação retroceda. A loção secativa da Avon da Linha Clearskin é uma opção excelente e barata, custa aproximadamente R$ 14,90.

Para manter a pele equilibrada e saudável, o ideal é  usar loção adstringente. O procedimento será o seguinte: pela manhã, lave o seu rosto com o sabonete para o rosto indicado para o seu tipo de pele. Em seguida, passe a loção adstringente para que a mesma consiga controlar o ph natural da sua pele, evitando que a mesma fique oleosa de forma excessiva.

Nunca esprema uma acne! (Foto: Divulgação)

Quando for à noite, repita o mesmo procedimento. É importante saber que após o uso da loção, é indicado que você não a lave para não retirar o seu ph natural, passe somente um hidrante (se for durante o dia, um que tenha filtro solar e a noite um que seja específico para o período noturno). Assim, você consegue diminuir a sensação de oleosidade que irritam muitas pessoas.

Evite água quente quando o assunto é acne

Evitar tomar banho na água quente também ajuda. Prefira a água mais fresquinha, para que assim você não ative as glândulas a produzirem mais, devido a alta temperatura. Caso você observe que a sua pele é oleosa demais, fora do comum, o ideal é  procurar um médico dermatologista para que ele faça alguns exames e indique o melhor tratamento a ser feito.

Lave a pele facial com água fria. Fuja da água quente. A temperatura elevada aumenta a produção de oleosidade, o que contribui para cravos e espinhas. (Foto: Divulgação)

Vale lembrar que os cravos e espinhas podem ou não aparecer no rosto. Há pessoas que possuem mais incidência nas costas, por exemplo. O uso de um sabonete esfoliante (A linha Dove é um excelente exemplo) ajuda e muito a controlar o aparecimento dos mesmos, uma vez que limpa, removendo as células mortas, abrindo os poros para respirar.

Leia também:

Espremer espinhas pode causar infecções graves

Receitas caseiras para limpeza de pele

 

 

Top