O Cadastro de Pessoas Físicas conhecido por CPF é um registro nacional utilizado para identificar cada contribuinte pela Receita Federal. O documento é obrigatótio para todos contribuintes que residam no Brasil, sendo ele estrangeiro ou não.
Atualmente o CPF no Brasil é um cartão azul no qual se encontra o código do Estado Expeditor, número do CPF de onze digitos, nome do portador e a data de nascimento.
A busca e consulta por CPF, é realizada no próprio site da Receita Federal.
A Receita Federal anuncia neste mês de fevereiro a emissão de CPF pela internet, atualmente o documento é emitido somente em bancos e nos correios, portanto a novidade tem como objetivo disponibilizar o serviço antes do fim do mês de fevereiro.
Saiba que você deve sim manter seu cadastro sempre atualizado, e claro é muito importante manter seu CPF limpo, ou seja, sempre pagar suas dividas em dias pois ele é documento que lhe proporciona o conforto de fazer suas compras com segurança.
Lembramos que dividas contraidas com seu CPF não podem ser relatadas na Receita Federal.
A pessoa que ainda não tem CPF não pode abrir crediários, renovar passaporte, pedir empréstimos, ou efetuar qualquer tipo de contrato bancário, participar de concurso público ou retirar prêmio de loterias.
As mudanças feitas são importantes, que brevemente entrará em produção no portal do contribuinte. Assim ele já pode tirar certidão negativa, imprimir o Darf, fazer o pagamento, consultar a malha, entre outros serviços. E o último fechamento desta reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro.
No site http://www.receita.gov.br/Grupo1/PF.asp você pode verificar como está seu cadastro, entrando com o número do CPF e enviando os dados para o sistema, assim você obtém um comprovante online, mas ele não informa sobre questões financeiras ou fiscais do contribuinte.
Então, não deixe de fazer seu CPF, esse documento é de extrema importância para qualquer cidadão brasileiro, sem ele você não consegue abrir uma conta bancária, crediário próprio, ou participar de concursos e vestibulares. Fique atento e cadastre-se de forma online e gratuita, assim você não fica por fora dos seus direitos. Faça já o seu cadastro!
Hoje, para tirar o CPF o contribuinte tem de ir em uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar uma taxa de R$ 5,50. A população ainda pode recorrer às entidades conveniadas, sem o pagamento de taxas. Nesse caso, as pessoas não recebem o documento sim si; elas têm o número do CPF inserido na carteira de identidade ou recebem um comprovante de inscrição e situação cadastral.
Tirar CPF de graça – Entidades Cadastradas:
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/CPF/CPFEntPublicConven.htm