CPF gratuito pela internet: passo a passo para tirar

A internet oferece inúmeras facilidades ao dia a dia dos usuários. E com o seu avanço Brasil a fora, algumas instituições têm adaptado seus…

Por Paulo Lima em 07/03/2013

A internet oferece inúmeras facilidades ao dia a dia dos usuários. E com o seu avanço Brasil a fora, algumas instituições têm adaptado seus serviços para atender a população de forma online, com mais praticidade e eficiência.

A Receita Federal, por exemplo, coloca a disposição dos internautas ferramentas relacionadas ao Cadastro de Pessoa Física. Hoje, visitando sua página na internet, você pode consultar sua situação cadastral, emitir comprovante de inscrição e realizar mais algumas operações.

No site, por exemplo, é possível solicitar a inscrição no CPF. A novidade, que foi liberada pela Receita em agosto do ano passado, funciona 24 horas por dia e está disponível gratuitamente a todos os usuários.

Veja também: 2ª via de CPF pela internet.

O serviço está disponível aos usuários desde agosto do ano passado. (Foto: Divulgação).

O pedido de inscrição no CPF via internet é feito mediante o preenchimento de um formulário. Após a solicitação, o aplicativo gera automaticamente o número do cadastro, bem como o comprovante de inscrição, que pode ser impresso pelo usuário quantas vezes forem necessárias.

Em caso de inconsistência nos dados informados que impossibilite a efetivação da inscrição do solicitante, ele deve comparecer a uma unidade de atendimento do Banco do Brasil, dos Correios ou da Caixa Econômica Federal para finalizar o processo.

Passo a passo para tirar CPF gratuito pela internet

O serviço é oferecido no site da Receita Federal. (Foto: Divulgação).

Para fazer a inscrição no CPF gratuitamente via internet, basta acessar o site www.receita.fazenda.gov.br, clicar na opção “Inscrição no CPF”, localizada no menu “Serviços em Destaque”, e preencher o formulário que vai aparecer na tela com as seguintes informações: nome, data de nascimento, naturalidade, titulo de eleitor, sexo, nome da mãe, endereço, telefone fixo e telefone celular.

Ao terminar o procedimento, o internauta deve anotar ou imprimir o número. Lembrando que a Receita Federal não imite cartões de CPF desde 2010.

Confira: Regularização cadastral no CPF pela internet.

Quem pode solicitar a inscrição no CPF

A inscrição no CPF via internet é destinada a pessoas com título de eleitor e idade entre 16 e 25 anos. (Foto: Divulgação).

O serviço de inscrição no CPF via internet disponível gratuitamente no site da Receita Federal é destinado a todas as pessoas com título de eleitor com idade entre 16 e 25 anos. Além disso, o solicitante que já possui cadastro não pode fazer o pedido.

Antes do lançamento desta ferramenta, o registro só podia ser feito em instituições conveniadas (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios), que cobram R$5,70 para emitir o documento, e em centrais de serviço de atendimento ao cidadão, como Vapt Vupt, em Goiás, e o UAI, em Minas Gerais.

Top