Cozinha com paredes escuras: vantagens e desvantagens

Já faz algum tempo que a cozinha deixou de ser um espaço voltado apenas para o preparo das refeições e se tornou um ambiente…

Por Isabella Moretti em 04/05/2012

O preto, quando bem usado, imprime charme e sofisticação.

Já faz algum tempo que a cozinha deixou de ser um espaço voltado apenas para o preparo das refeições e se tornou um ambiente de convívio em casa. No formato integrado, ela se comunica com a sala de estar e jantar, aproveitando a visibilidade que existe com a ausência das paredes. Apesar de algumas mudanças estruturais propostas pela arquitetura, a chave da decoração ainda continua sendo a cor branca.

Saiba mais: Cozinha branca e aconchegante – como decorar, fotos

Na hora de decorar a cozinha, os moradores apostam naquilo que é tradicional e infalível. O predomínio das cores neutras e claras, sobretudo o branco, faz com que o cômodo reforce a sensação de limpeza e seja beneficiado com a amplitude. A proposta clean não causa cansaço visual e nem perde o seu charme com o passar do tempo.

Apesar das cores neutras e claras funcionarem perfeitamente na decoração da cozinha, há projetos que propõem uma fuga do padrão e apostam nas paredes escuras. A ideia é um tanto ousada e arriscada, mas pode dar certo se o ambiente favorecer e as combinações forem bem feitas.

Vantagens das paredes escuras na cozinha

Parede vermelha obtém destaque na decoração.

As paredes escuras são capazes de renovar a decoração de qualquer ambiente, inclusive da cozinha. No entanto, é importante ter cuidado na hora de fazer o acabamento, pois a pintura escura mal feita costuma destacar as imperfeições. Outro fator importante é escolher pontos estratégicos para aplicar a cor, ao invés de optar pela totalidade.

As cores escuras e vivas conseguem modernizar o visual da cozinha, além de influenciar nas sensações dos moradores. Os tons de laranja, amarelo e vermelho, quando intensos, aquecem o espaço, aumentam a vitalidade e despertam o apetite. É claro que estas cores quentes devem ser usadas sem exageros e apostando na combinação com um tom neutro.

Veja também: Combinação de cores vibrantes na cozinha

O preto pode aparecer na decoração da cozinha, principalmente quando ele faz contraste com o branco e cria um efeito moderno. No entanto esta cor deve ser usada com cuidado e apenas em uma das paredes do ambiente, visando à criação de um painel. O mesmo vale para o cinza e marrom.

Desvantagens das paredes escuras na cozinha

Quando as paredes escuras prevalecem na decoração da cozinha, elas transmitem a sensação de que o ambiente é menor, podendo assim afetar uma divisão que já é pequena. A proposta de limpeza e o frescor ficam comprometidos, tal como a iluminação.

As cores vivas e alegres são mais fáceis de lidar e deixam a cozinha energizada. No entanto, o uso do preto e outros tons mais fechados requer cautela para não transformar o cômodo em um espaço tétrico, triste e agressivo.

O preto deve ser usado na cozinha sem exagero, caso contrário compromete o espaço e cria uma atmosfera agressiva.

Top