Cozinha com ilha: como montar a sua

Quando as pessoas vão montar suas casas, acabam ficando muito indecisas sobre a escolha de móveis, a disposição dos cômodos e a melhor forma…

Quando as pessoas vão montar suas casas, acabam ficando muito indecisas sobre a escolha de móveis, a disposição dos cômodos e a melhor forma de aproveitar os espaços, de modo que tudo fique prático e aconchegante. Ao pensar na cozinha, logo decidem que esta será como de costume: pia ao lado do fogão e tudo encostado a uma parede, deixando o resto do espaço reservado para a mesa. Não é necessário manter hábitos enraizados de decoração. Hoje em dia, existem mil ideias para montar uma cozinha. Seja ela grande ou pequena, sempre há uma forma de deixá-la moderna, diferente e prática.

Veja algumas dicas para cozinhas menores em: Cozinhas pequenas: dicas para aproveitar o espaço

A ilha pode, ainda, armazenar objetos, embaixo (Foto: Divulgação)

A cozinha com ilha é um exemplo de praticidade e beleza. Ela permite que a pessoa, ao cozinhar, não fique isolada, olhando para as paredes. Com ela, todo mundo se reúne, enquanto a comida é preparada. Além disso, a chamada ilha também serve como mesa (se a ela for acoplado um balcão) e ainda pode armazenar objetos, permitindo o maior aproveitamento do espaço da cozinha.

Para que você se inspire, mostraremos alguns modelos de cozinha com ilha, dando ideias de como montar a sua.

Como montar a sua cozinha com ilha

A cozinha com ilha é assim chamada porque, no meio dela, é feita uma bancada onde, geralmente, são colocados a cuba e o fogão (hoje, o mais comum é o cooktop). Portanto, devido à posição desta bancada, isolada, associou-se a ideia de ilha.

Em algumas cozinhas, é feita apenas a ilha, sem pia ou fogão, usada para apoio de objetos ou servindo como armário. Veja o modelo, abaixo:

Ilha com balcão e compartimentos (Foto:Divulgação)

Na próxima foto, vemos uma ilha onde foi colocado apenas o cooktop, mas a pia ficou separada.

Pia separada da ilha (Foto: Divulgação)

Para montar a sua cozinha com ilha, ela não precisa ficar, necessariamente, alinhada à posição dos outros móveis. Você também não precisa colocar o material com que é feita a sua ilha igual ao do resto da cozinha.

Ilha feita com materiais diferentes (Foto: Divulgação)

Acima, vemos uma ilha feita em madeira, diferente dos armários da cozinha. O projeto também valorizou a ilha, com o uso de luminárias pendentes, acima dela.

Ilha arredondada (Foto: Divulgação)

Esta ilha foi feita em formato arredondado – o que a deixou muito moderna.

Ilha feita em granito (Foto: Divulgação)

Neste exemplo, acima, vemos uma ilha diferente. Ela foi feita inteiramente em granito, acompanhando o piso.

Estilo rústico (Foto: Divulgação)

Para finalizarmos os exemplos, vemos esta cozinha montada em estilo levemente rústico. A ilha foi feita em madeira e ainda ganhou um espaço reservado à acomodação de objetos. A madeira também recebeu uma tinta de cor diferente das outras, tornando o ambiente mais aconchegante e alegre.

Leia Também:  Pisos e Revestimentos Hanley

Se sua intenção é montar uma cozinha com ilha, procure um profissional e peça para que ele elabore um projeto para você. Assim, será mais fácil visualizar o resultado do trabalho e você terá oportunidade de mudá-lo, quantas vezes quiser.

Quer uma ajuda para a escolha dos pisos? Então, veja: Simulador para cozinhas pisos

 

Top