Cozinha a prova de germes: Dicas, soluções práticas

Na cozinha da casa se reúnem os membros da família para comer e conversar. Muita gente encontra nas atividades culinárias uma forma de ser…

Na cozinha da casa se reúnem os membros da família para comer e conversar. Muita gente encontra nas atividades culinárias uma forma de ser criativo e até relaxar. Mas, o local também serve de morada para minúsculos habitantes: os micro-organismos. Os germes podem se esconder nos utensílios usados na cozinha e na pia. Segundo especialistas, caso a quantidade de micróbios seja pequena, o próprio organismo os anula. Porém, eles se multiplicam rapidamente e por isso, é importante levar em conta alguns cuidados.

Livre sua cozinha dos micro-organismos (Foto: divulgação)

Esponja

Pode ser um verdadeiro criadouro de microorganismos. Especialistas afirmam que dois centímetros quadrados de uma esponja podem conter até 10 mil bactérias. Para limpá-la mergulhe por cinco minutos diariamente em uma mistura de um litro de água e duas colheres de sopa de água sanitária. Outra dica é colocá-la úmida no micro-ondas, na potencia máxima, de dois a três minutos. O procedimento mata até 99% dos micro-organismos. Quando não estiver utilizando, deixe a em um lugar seco e troque após uma semana.

A esponja deve ser trocada toda semana (Foto: divulgação)

Formigas

Para exterminar essa praga, use formicidas em gel, mas cuidado para não jogá-lo perto de vasilhas e alimentos.

Lixo

Não tenha lixinhos de pia. Mantenha uma lixeira, de preferência que abra por pedal, no chão e troque o saco de lixo todos os dias. Para desinfetá-la use uma mistura de duas colheres de sopa de água sanitária e um litro de água.

Panos de prato

O ideal é trocar todos os dias. A lavagem deve ocorrer separadamente das outras roupas, e é necessário passar a ferro. Panos de prato brancos devem ser desinfetados em água sanitária diluída em água fervendo.

Leia Também:  Decoração Anos Dourados

Pia

Deve ser limpa com detergente e cloro. Retira-se o excesso de água com um rodinho de plástico. Para terminar seque com panos do tipo não tecido. O pano precisa ser lavado algumas vezes no dia. Não se esqueça de tampar o ralo.

Tábua de carne e utensílios de madeira

Não use, porque os micro-organismos podem se alojar nas ranhuras da madeira. Escolha tábuas de polietileno ou de vidro. Nesse caso, os micróbios são exterminados na lavagem. Porém, não use palha de aço ou materiais abrasivos para limpeza.

Use tábuas de carne feitas de polietileno ou vidro (Foto: divulgação)

Top