Cosplay: o que é, como fazer

Quem nunca sonhou em sem um super-herói ou teve vontade de  ‘encarnar’ um personagem de filme apenas por achá-lo legal ou se identificar? Para…

Por Editorial MDT em 14/02/2012

Tiffa, personagem do filme Final Fantasy VII

Quem nunca sonhou em sem um super-herói ou teve vontade de  ‘encarnar’ um personagem de filme apenas por achá-lo legal ou se identificar? Para aqueles que praticam cosplay isso é, além de possível, uma diversão que garante fotografias e e até mesmo prêmios para os que participam de competições. A brincadeira surgiu na década de 1970, com o objetivo de dar vida aos personagens de quadrinhos, mas logo se expandiu, abraçando séries, desenhos animados, videogames  e filmes.

O termo cosplay trata-se de uma abreviação para costume play ou costume roleplay, termos em inglês que significam “jogo de disfarces” ou “jogo de fantasias”. Esta brincadeira move jovens e adultos do mundo todo em busca de recriar seus personagens favoritos, colocando-os no “mundo real”.  Essa prática ocorre geralmente em grandes eventos ou convenções de animes, rpg ou quadrinhos, como a Anime Friends, que ocorre anualmente em São Paulo; Anime Family, evento anual carioca; entre muitos outros espalhados pelo Brasil.

Dicas para quem quer ser cosplay

Personagem do anime Trinity Blood

Se você tem vontade de ‘encarnar’ algum personagem, algumas dicas são importantíssimas.

Em primeiro lugar, escolha um personagem fisicamente parecido com você. Por mais que muitas pessoas digam que ser cosplay é apenas para diversão, quanto mais parecido com o personagem, maior será a satisfação. Ao decidir interpretar um personagem em uma convenção ou evento, você estará se colocando diante de outros fãs do mesmo jogo ou anime, então bom senso na hora de escolher o personagem pode evitar uma frustração no final da festa.

Começando o cosplay, a roupa

Ash do filme Evil Dead

Depois de escolhido o personagem é hora de preparar o cosplay, que além da roupa, inclui acessórios, armas, sapatos e algumas vezes até mesmo mascotes que precisam ser confeccionados.  Tudo isso deve ser pensado e o maior número de imagens com o personagem em diversos ângulos deve ser escolhido para facilitar o trabalho, tanto seu, quanto da costureira.

Caso você possua dotes para costura pode se arriscar a confeccionar completamente todo o cosplay, porém se este não é o seu caso existem duas opções para a roupa. Contratar os serviços de uma costureira ou comprar em lojas especializadas em cosplay que existem na internet ou até mesmo em grandes centros orientais como o bairro da liberdade.

Os cabelos, um ponto importante

Personagens do Game Killzone

Os cabelos são um ponto importante, devido a grande gama de tamanhos e cores. Caso seu cabelo corresponda ao do personagem o penteado certo deve resolver, mas em casos de personagens com cabelos longos demais ou cores muito diferentes, como azul ou rosa, é aconselhado o uso de perucas. Elas podem ser encontradas em lojas especializadas ou em lojas de fantasias existentes em grandes centros de compra como a Ladeira Porto Geral ou 25 de Março, em São Paulo. O valor médio de uma peruca ficará entre 30 e 250 reais, dependendo da qualidade e cumprimento.

Cuidando dos acessórios

Edward Mãos de Tesoura, cosplay infantil

Após cuidar dos detalhes mais visíveis, como roupa e cabelo, é a hora de cuidar dos detalhes. São eles que vão definir se seu cosplay foi bem feito. Muitos personagens possuem detalhes demais então é bom tomar cuidado. O ideal é reproduzir o maior número de acessórios com toda a fidelidade possível.

Na hora de cuidar dos sapatos, vale lembrar que, caso eles sejam muito diferentes dos encontrados no mercado, existem duas possibilidades. Adaptar seu sapato, recobrindo-o com tecidos mais comuns, couro, espandex, vinil, laminados ou outros artigos têxteis ou próprios para artesanato, ou mandar fabricar em confecções especializadas em sapatos por encomenda. Os maiores problemas dos sapatos encomendados estão no alto valor e na dificuldade em encontrar sapatarias que façam esse trabalho. Para os mais ousados, importar de países com mercado para cosplay como o Japão é sempre uma alternativa.

Outros acessórios como cintos, luvas, asas e muito mais podem ser confeccionados artesanalmente em plástico, tecido, couro, papel mache, bisquit ou massas plásticas, entre outros materiais. Essa parte exige cuidado e muito tempo, além de certa habilidade manual, porém o resultado é sempre único.

Armas, como preparar

Ichigo, personagem principal de Bleach

Para a confecção das armas dois materiais são os mais usados e que retornam os melhores resultados. São eles PVC e madeira. Em eventos de animes e quadrinhos, armas de metal, principalmente espadas, são proibidas. Algumas lojas de fantasias colocam a disposição armas prontas, porém quando se trata de games e animes, muitas vezes as armas são diferentes e detalhadas demais. Caso não queira importar de sites japoneses será preciso colocar a mão na massa ou contratar os serviços de um artesão.

Detalhes finais

Hyuga Hinata, anime Naruto

Por último, tome cuidado com a cor dos olhos, sobrancelhas e com a maquiagem. Para fotografias a distância esses pequenos detalhes não influem tanto, mas em caso de fotografias próximas fazem toda a diferença.

Você pode mudar a cor de seus olhos com lentes de contato coloridas. Elas são encontradas em óticas ou em sites e lojas virtuais como o www.solitica.com.br. É importante lembrar que existem dois principais tipos de lentes, as opacas, que mudam a cor dos olhos, e as realçadoras, mais comuns e baratas, que apenas realçam a cor natural. O valor de lentes de contato pode variar, ficando em uma margem de 30 até 130 reais. O que, no custo total da brincadeira, pode ser considerado pouco.

Quem pratica cosplay deve estar ciente que criar a fantasia será custoso, pois toda a fabricação, da roupa aos acessórios, exige tempo, dinheiro e muitas provas, isso tudo para usar seu cosplay uma vez por ano, ou apenas uma vez, já que muitos dos chamados cosmakers usam uma fantasia diferente a cada evento. Algumas vezes todo o processo de preparação leva meses até que esteja pronto, mas para os amantes dessa brincadeira, não tem sensação igual à de ser o personagem, mesmo que apenas por um dia.

Top