Cosméticos que devem ser evitados na praia

PUBLICIDADE

Os cosméticos que devem ser evitados na praia são aqueles que possuem substâncias prejudiciais, ou seja, que podem causar manchas e até mesmo queimaduras. Por isso, antes de adquirir um produto, é muito importante conhecer os componentes da fórmula.

Cosméticos que devem ser evitados na praia. (Foto: Divulgação)

O verão já começou. Nessa época do ano, as pessoas costumam viajar para a praia e aproveitar o calor à beira mar. No entanto, é muito importante tomar cuidado com os cosméticos que são usados antes de se expor ao sol, à areia e à água do mar. Essa mesma recomendação vale para produtos de higiene e limpeza.

Veja também: Alergias do verão – cuidados

PUBLICIDADE

Cosméticos que devem ser evitados na praia

Algumas substâncias devem ser evitadas porque comprometem a saúde. (Foto: Divulgação)

Os cosméticos que devem ser evitados na praia possuem substâncias que não reagem bem à ação do sol e do mar. Veja a seguir alguns componentes que são proibidos:

Triclosan

O Triclosan compromete o sistema de defesa do corpo, aumentando as chances de contrair problemas de saúde por causa de bactérias nocivas. Essa substância normalmente é encontrada em sabonetes e desodorantes.

Formaldeído

Embora seja considerado um composto cancerígeno, o formaldeído ainda pode ser encontrado na fórmula de muitos cosméticos, como é o caso dos esmaltes e dos produtos de alisamento capilar.

Determinadas substâncias aumentam o risco de câncer. (Foto: Divulgação)

Triclocarban

PUBLICIDADE

O Triclocarban é um composto nocivo que está presente em cremes de limpeza facial, produtos que tratam acnes, sabonetes líquidos e desodorantes. Na praia, existe o risco da substância sofrer com bioacumulação e, nesse processo, ela acaba sendo ingerida pelo ser humano. Estudos mostram que a ingestão de Triclocarban aumentam as chances de câncer de mama e próstata.

Alcatrão de hullha

Algumas tinturas de cabelo possuem alcatrão de hullha, um composto derivado do carvão e que está associada ao câncer.

Oxibenzona

O Oxibenzona é um composto orgânico que está presente nos protetores solares para reforçar a proteção contra os raios ultravioletas. Ao penetrar na camada mais profunda da pele, a substância também pode causar reações alérgicas, mutação celular e alteração hormonal.

A composição de alguns protetores solares pode ser perigosa. (Foto: Divulgação)

Palmitato de retinol

O Palmitato de retinol é um derivado do retinol que, por sua vez, é uma forma de vitamina A. Esse micronutriente está presente em alguns protetores solares e pode aumentar o risco de câncer de pele.

Agora que você já conhece as substâncias prejudiciais dos cosméticos que devem ser evitados na praia, observe atentamente o rótulo de cada produto antes de comprá-lo. Evite as substâncias mencionadas acima, mas não deixe de proteger a sua pele contra os danos causados pelos raios solares.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.