Cosméticos para o Inverno, Dicas

O inverno é uma temporada do ano que obriga maiores cuidados com o corpo, principalmente no que diz respeito à pele. Por essas e…

Por Isabella Moretti em 05/07/2011

O inverno é uma temporada do ano que obriga maiores cuidados com o corpo, principalmente no que diz respeito à pele. Por essas e outras é importante usar cosméticos apropriados para a estação e se preocupar todos os dias com o estado saudável da sua aparência.

Algumas marcas de cosméticos já lançaram no mercado linhas especiais para o inverno, com formulações modernas e apropriadas para hidratar a pele ao longo da estação mais fria do ano. Os hidratantes são usados por homens e mulheres para evitar problemas dermatológicos como ressecamento, rachaduras, entre outros.

Da mesma forma que a pele é protegida durante o verão pelos efeitos dos raios ultravioletas, ela também deve receber cuidados especiais durante o inverno. Dessa forma, os especialistas recomendam o uso de cremes hidratantes e óleos corporais que mantenham a pele sempre hidratada e com agentes protetores dos fatores externos.

Há muitas dicas de cosméticos para o inverno que podem ser colocadas em prática em prol da manutenção da pele. No entanto, antes de comprar os produtos, é preciso conhecer as fórmulas de cada um deles e os benefícios prometidos nas embalagens. Há também uma série de receitas caseiras e naturais que ajudam a hidratar a pele nos meses de frio.

O tratamento da pele durante o inverno deve ser diário, caso contrário ela desenvolve problemas como coceira, alergias, ressecamento e irritações incômodas. Em casos mais severos o indivíduo pode sofrer de dermatite atópica, um tipo de doença comum no inverno que causa manchas ásperas e coceiras.

Os cosméticos sazonais são produtos de beleza de ocasião, que ajudam a preservar a camada superficial da pele exposta aos males do clima. Além de uma série de hidratantes com formulações específicas que são encontrados a venda em lojas e catálogos, outros produtos passam a ser mais comercializados quando chega o inverno.

Para evitar que os lábios sofram rachaduras no inverno, as pessoas apostam na manteiga de cacau em bastão como principal aliada. Esse produto é usado por homens e mulheres, principalmente em dias de ventos fortes e gelados. Dessa forma os lábios ganham uma camada protetora que resiste e capaz de prevenir o efeito rachado ou as feridas.

Os cuidados da pele no inverno são fundamentais e algumas loções são desenvolvidas especialmente para essa finalidade. Busque por produtos que criem uma cobertura de proteção sobre a pele e combatam a sensação áspera que ela possa vir a desenvolver no inverno. Para dar conta da sensibilidade da pele ao longo dos meses de frio, use cremes hidratantes com extratos de origem vegetal. Além de se preocupar com a formulação, veja também se a fragrância do hidratante combina com a pele.

Os cabelos também necessitam de cuidados especiais durante o inverno, principalmente porque os fios sofrem agressões pela lavagem com água quente. A pessoa pode vir a desenvolver caspa com mais freqüência na temporada de frio, nesses casos prefira shampoos e condicionadores anti-caspa. Na hora de tomar banho, dê preferência ao uso de sabonetes emolientes e suaves para não agredir a pele.

As sugestões de cosméticos para o inverno também inclui cremes apropriados para mãos e pés, que possuem compostos apropriados para hidratar as extremidades do corpo. Na hora de fazer a limpeza doméstica, se preocupe com o uso de luvas para proteger as mãos porque os efeitos dos produtos químicos no inverno são mais agressivos.

As pernas ficam cansadas com mais facilidade no inverno, estão experimente usar um gel relaxante para fazer massagens e desfrutar de momentos de bem estar. Não se esqueça de proteger bem o rosto dos efeitos do inverno, já que ele é uma das pares mais expostas do corpo.

Top