Cortinas e tapetes: como decorar

As cortinas e tapetes são elementos importantes na decoração e conseguem transformar os ambientes residenciais. Na hora de escolher as melhores peças, o morador…

As cortinas e tapetes são peças capazes de transformar a decoração.

As cortinas e tapetes são elementos importantes na decoração e conseguem transformar os ambientes residenciais. Na hora de escolher as melhores peças, o morador precisa avaliar as melhores combinações e ser condizente com a proposta de cada cômodo. É essencial ainda que exista uma harmonia entre os têxteis utilizados.

Vários fatores influenciam na escolha das cortinas e tapetes, tais como o orçamento, a estação do ano e os efeitos causados na decoração. Apesar de serem julgadas como adicionais ou complementares, as peças cumprem papéis fundamentais para definir a estética de um cômodo e assegurar algumas funcionalidades.

Cortinas

Cortinas claras e neutras ampliam ambientes.

As cortinas cumprem o desafio de vestir as janelas residenciais com charme e elegância. Elas precisam ter medidas condizentes com o espaço e demonstrar harmonia com os demais elementos que integram a decoração. É por meio das cortinas que se obtém o controle da luz que incide dentro de casa, ou seja, as peças otimizam ou evitam a entrada de claridade natural. As peças também são usadas com o objetivo de garantir privacidade.

Na temporada de primavera-verão, é recomendado adotar cortinas claras, leves e com movimento. Esta escolha promete deixar os ambientes fechados mais agradáveis, arejados e suaves para suportar o calor. Já durante o outono-inverno, os moradores podem optar por peças em cores mais quentes ou escuras, além dos tecidos mais pesados e com sobreposições para causar o efeito de aquecimento no cômodo.

O uso de cortinas claras e neutras é a melhor opção para quem deseja facilidade nas combinações ou busca o efeito atemporal. As peças, quando vestem uma janela com evidência, favorecem a sensação de amplitude. Em contrapartida, os modelos de cortinas mais escuros deixam o espaço parecer menor do que realmente é.

Leia Também:  Tratamento caseiro para Joelhos e cotovelos ressecados

Tapetes

O tapete protege o chão e possui papel importante na sala de estar.

O tapete ideal depende muito do ambiente, dos hábitos dos moradores e da proposta de decoração. Desta forma, se a família quer uma limpeza simplificada, o uso das peças com pelos curtos passa a ser o mais recomendado. Por outro lado, o tapete felpudo é confortável e elegante, além de combinar com a decoração durante os meses de inverno.

Cada cômodo da casa pede um tipo de tapete, sendo que a peça tem mais necessidade de aparecer em determinados espaços, como é o caso da sala de estar. No caso de optar por um modelo estampado, é interessante que o sofá usado para decorar seja liso e discreto para marcar um contraste.

Lembre-se de que, se o tapete é elemento fundamental da sala de estar, ele passa a ser desnecessário na decoração da sala de jantar. O artigo pode ser usado para complementar o visual de quartos, banheiros e cozinhas, mas sempre em tamanhos ajustados a cada espaço.

Aproveite as dicas e transforme a decoração com tapetes e cortinas.

 

Top