Cortar franja em casa: passo a passo Cortar franja em casa: passo a passo

Cortar franja em casa: passo a passo

Muitas mulheres são adeptas do uso de franja e não abrem mão deste estilo, apesar das mudanças constantes da moda. Estas mulheres fazem isso…

Por Editorial MDT em 27/06/2012

Muitas mulheres são adeptas do uso de franja e não abrem mão deste estilo, apesar das mudanças constantes da moda. Estas mulheres fazem isso ou porque simpatizam com o corte ou porque os cabelos com franja combinam mais com seu formato de rosto.

Se você se encaixa em um destes casos, então sabe o quanto as franjas crescem rapidamente e, com isso, perdem o corte ou passam a atrapalhar a visão.

Pode não ser necessário ir ao salão de beleza (Foto: Divulgação)

Como a franja cresce muito rápido, nem sempre é viável locomover-se ao salão de beleza, seja por falta de tempo ou de dinheiro. No caso da falta de tempo, pode acontecer da pessoa ir adiando o corte e, quando surge um programa especial, acaba não encontrando um horário vago no cabeleireiro. Portanto, nunca é demais aprender a fazer algo, sozinha, sem depender da ajuda de ninguém. Isso acaba resolvendo muitos problemas imprevistos.

Que tal, então, aprender um passo a passo para cortar sua franja sozinha, em casa?

Passo a passo para cortar a própria franja

Vamos mostrar duas maneiras de cortar a própria franja. É importante lembrar que, fazendo isso, talvez o corte não fique retinho, sem nenhum fio desfiado. Esse método é apenas para aparar, levemente, as pontas. Se você não gostar, basta procurar um cabeleireiro, para que este conserte os erros. Ainda assim, pode-se dizer que isso quebra um bom galho, na hora da urgência.

1- Após lavar os cabelos, seque-os muito bem. Se quiser lavar depois do corte, molhe apenas a parte da frente, onde está a franja. Você não deve cortá-la com os fios molhados pois, quando ela secar, irá subir e diminuir de tamanho. Portanto, se você optar por cortá-la ainda úmida, deve fazer isso com, no mínimo, 2 centímetros a mais;

2- Com um pente, divida os cabelos, um pouco abaixo do topo da cabeça. Puxe para frente os fios a serem cortados, como na foto abaixo:

Puxe a parte que deseja cortar, para frente (Foto: Divulgação)

3- Escolha o tamanho que deseja para a sua franja. Segure os fios com os dedos, deixando 1 centímetro a mais, antes da linha do corte. Como você vai segurar essa parte firmemente, ao soltá-la, ela irá subir um pouco. Faça isso em partes divididas, se não conseguir de outra forma. O mais indicado é que você não segure nada e vá cortando, lentamente, de um lado ao outro, na direção dos olhos. Neste caso, a tesoura deve estar com o corte impecável; do contrário, você irá se atrapalhar um pouco.

Existe, porém, uma outra forma de cortar a franja, em casa. Neste caso, você repetirá o procedimento de separação, antes do corte. Em seguida, irá segurar firmemente a mecha escolhida e torcê-la, até o final. Veja a foto, abaixo:

Torça toda a mecha (Foto: Divulgação)

Em seguida, irá cortar o rolinho de cabelo, mais ou menos na linha onde se inicia a parte de cartilagem do nariz, para que a franja, ao ser solta, não fique curta demais. A diferença, neste tipo de corte, é que a franja ficará reta no meio e, nas laterais, um pouco mais comprida, dando um contorno ao corte.

Com cuidado, certamente você conseguirá cortar sua franja, em sua própria casa. Esse tipo de corte é simples e não precisa ser tão exato. Agora, se você quiser um corte mais preciso, como da foto abaixo, é melhor procurar um profissional!

Para este corte, é necessário ter habilidade (Foto: Divulgação)

Qualquer mulher é capaz (Foto: Divulgação)

Veja algumas franjas em: Fotos de franjas para o inverno 2012

 

Se você gosta de franjas, aprenda a se maquiar em: Dicas de maquiagem para quem usa franja

Top