Cores para a parede – como escolher

As paredes são indicadoras de personalidade dentro de casa e conseguem transformar os ambientes. Na hora de decorar o espaço vertical, as pessoas costumam…

Escolher a cor da parede é um desafio na decoração.

As paredes são indicadoras de personalidade dentro de casa e conseguem transformar os ambientes. Na hora de decorar o espaço vertical, as pessoas costumam ficar em dúvida quanto às cores e suas combinações, mas é possível melhorar a aparência de cada divisão e até mesmo influenciar na energia por meio das tonalidades.

Há várias ideias capazes de inovar o visual das paredes, apostando nas cores neutras, frias ou quentes. Os tons escolhidos variam de acordo com as sensações e estímulos que se deseja causar nas pessoas através das paredes pintadas com cores diferentes.

Em todo caso, a parede deixou de ser apenas um elemento construtivo e se transformou em item de decoração.

Dicas para escolher as cores

O laranja na sala de jantar.

Cores quentes

Elas são responsáveis por energizar os ambientes e torná-los mais dinâmicos. Vermelho, laranja, rosa e amarelo contribuem com a sensação de aconchego, além de se revelarem perfeitos para reforçar a ideia de recepção dentro de um cômodo.

O emprego das cores quentes aumenta o padrão energético do ambiente, mas é necessário conhecer a simbologia de cada uma delas para saber extrair o que há de mais positivo. Por exemplo, o vermelho favorece a ideia de força no espaço, mas o seu uso nas paredes deve ser contido para não causar a sensação de cansaço.

Transformar uma única parede do cômodo com a cor laranja é uma ótima ideia de decoração, valendo do contraste com um tom neutro. Trata-se de uma combinação dinâmica, envolvente e capaz de estimular a criatividade.

Para estimular a riqueza, é interessante apostar na cor amarela. Ela também é responsável por trabalhar a inteligência das pessoas, por isso tem todos os atributos para modernizar a decoração com personalidade.

Leia Também:  Fotos Persianas Verticais e Horizontais

Cores frias

Adotar uma parede com cor fria no cômodo é uma forma de aumentar a sensação de tranqüilidade e relaxamento. Os tons azul, verde e roxo marcam presença em áreas que tendem ao descanso e também contribuem com a ideia de frescor no ambiente.

Enquanto o azul é uma cor perfeita para descansar e repor as energias, o verde se apresenta como o tom da liberdade, estando diretamente associado com a natureza. Já o lilás se revela uma opção perfeita para ressaltar o místico dentro de um ambiente, contribuindo desta forma com a questão da espiritualidade.

Cores neutras

Este grupo de cores é o mais usado quando o assunto é pintura das paredes. As pessoas que optam por este tom, conseguem elaborar uma decoração discreta, equilibrada e sem ousadia. O branco se apresenta como a principal cor do grupo, sendo uma opção perfeita para destacar uma tonalidade quente ou fria por causa da marcação do contraste.

No entanto, é necessário ter muito cuidado para trabalhar apenas com cores neutras, isso porque elas deixam o ambiente monótono e básico. As tendências de decoração já revelam que uma parede colorida faz toda a diferença, em qualquer área da casa.

Depois de conhecer os três grupos de cores diferentes, faça combinações harmônicas e contrastantes para inovar o visual da casa.

As cores causam estímulos e sensações.

 

Top