Cores neutras: onde usar na decoração

Ao trabalhar com cores neutras na decoração, é possível obter várias vantagens, tanto do ponto de vista estético como funcional. A neutralidade dos tons…

O bege predomina na decoração neutra para quarto de casal

Ao trabalhar com cores neutras na decoração, é possível obter várias vantagens, tanto do ponto de vista estético como funcional. A neutralidade dos tons se revela um poderoso recurso para destacar as cores acompanhantes ou mesmo para montar um ambiente atemporal.

Quando se fala a respeito de cores neutras, as pessoas logo pensam no branco. Porém, ele não é o único integrante da paleta, na verdade existem muitos outros tons que podem ser classificados de acordo com as características do grupo.

Decoração com cores neutras: dicas

As cores neutras são consideradas soluções para muitos ambientes. Diante do medo de trabalhar com tonalidades mais intensas e vibrantes, é comum acabar optando por uma estética mais discreta, contida e minimalista. Todos estes atributos são possíveis graças ao emprego das cores neutras.

O marrom, o bege e tons terrosos decoram a sala de estar

O branco é a principal tom do grupo das cores neutras, mas existem outros tons claros e escuros que também fazem parte da categoria. Bege, tons terrosos, castanho, branco sujo, creme, preto, marrom e cinza são algumas das possibilidades para transformar ambientes.

Além de ser um símbolo da neutralidade, o branco também se destaca como a cor mais funcional do grupo. Quando aplicada nas paredes, ela favorece a sensação de amplitude no cômodo, fazendo o espaço parecer maior do que ele realmente é. O branco é um poderoso artifício para otimizar a iluminação, em especial quando combinado a luz fria.

As cores neutras são marcadas pela versatilidade e combinam praticamente com todas as cores. Quando um tom neutro é usado em parceria com um tom frio ou quente, a segunda cor obtém destaque. Nada impede também de fazer combinações criativas entre as próprias cores neutras, como a dupla contrastante preto e branco.

As cores neutras são atemporais, versáteis e discretas

Consideradas fundamentais na decoração, as cores neutras não causam cansaço visual e ajudam a construir um ambiente mais fácil de harmonizar. Elas correspondem ao estilo minimalista, que age no combate ao exagero para tornar os espaços mais simples, básicos e sofisticados. É importante lembrar que os tons neutros são inseridos em cada espaço através de móveis, revestimentos e complementos.

Leia Também:  Maquiagem 3D: como usar e onde comprar

Qualquer espaço pode ser decorado com cores neutras, mas é importante tomar cuidado para não cair no pecado da monotonia. De acordo com a decoração, tudo aquilo que é considerado exagerado não funciona como deve, por isso, o uso de uma única cor ou combinações marcadas pela neutralidade pode deixar o ambiente sem vida ou ultrapassado.

Coloque as dicas em prática e aproveite o que há de positivo nas cores neutras.

Top