Cores neon na decoração: como usar

Vibrantes, energéticas e iluminadas, as cores neon chamam atenção. Normalmente para usá-las na hora de decorar a casa é necessário ter atitude e estar…

Vibrantes, energéticas e iluminadas, as cores neon chamam atenção. Normalmente para usá-las na hora de decorar a casa é necessário ter atitude e estar disposto a atrair olhares. De qualquer forma, a paleta está em alta e combina perfeitamente com a proposta do verão.

As cores cítricas pertencem a paleta de tons neon. (Foto:Divulgação)

Depois de fazer sucesso na moda e na beleza, as cores neon finalmente invadiram o universo da decoração. Quem gosta de uma combinação mais sóbria e discreta deve ficar longe destas tonalidades, afinal, elas se enquadram com um ambiente mais ousado, lúdico e descontraído.

Saiba mais: Cores neon: tendência de moda Verão 2013

O poder das cores neon

Com o objetivo de quebrar a monotonia das cores neutras, o neon se tornou uma tendência. Qualquer composição que se limite ao branco, preto, cinza ou nude acaba ganhando mais espiritualidade quando incorpora um acessório com tonalidade vibrante.

As cores neon, também chamadas de cores flúor, irradiam personalidade. Elas são perfeitas para decorar um ambiente com proposta mais moderna ou também para destacar algum ponto especial do ambiente. Entre os tons fortes e vibrantes que compõem a paleta, vale ressaltar o amarelo, o roxo, o verde, o laranja e o rosa.

As cores neon deixam o ambiente mais energizado, moderno e alegre. (Foto:Divulgação)

Diferente da tendência color block, que também exalta o poder de uma combinação colorida e forte, o uso das cores neon na decoração serve para dar um toque de charme no ambiente, sem causar cansaço visual. A paleta é formada, inclusive, por cores cítricas, que se harmonizam perfeitamente com as tonalidades neutras.

Para garantir um efeito lúdico e sem excessos, a decoração com as cores neon deve ser elaborada com muita cautela. Se um cômodo da casa é cercado por paredes brancas e móveis neutros, o toque de neon vai deixá-lo mais vivo e alegre. Esta ‘pitada’ colorida pode ser feita através de um acessório com cor diferenciada, como é o caso de uma luminária, uma porta, uma almofada, uma cadeira, uma poltrona ou um quadro.

Leia Também:  Churrasco saudável: dicas, como preparar

Dicas para usar cores neon na decoração

Cada cadeira tem uma cor vibrante. (Foto:Divulgação)

Se espaço decorado está muito escuro ou apagado, o acessório de cor neon com certeza vai contribuir com a iluminação e com o charme. O morador não precisa se limitar a um único tom, na verdade ele tem liberdade para transformar o ambiente através de um mix de cores flúor. Por exemplo, se a cozinha tem uma mesa branca, cada cadeira pode ser de um tom neon diferente.

Quem trabalha com tons neon na decoração deve tomar muito cuidado, afinal, o exagero pode prejudicar totalmente o efeito das cores. É recomendado usar doses controladas das tonalidades vibrantes e acesas, caso contrário o ambiente vai ficar cansativo e sobrecarregado. O excesso de cores neon na decoração prejudica, sobretudo, o ambiente com pouco espaço, pois cria a sensação de que ele é menor ainda.

Veja também: Cores indicam personalidade na decoração

Uma peça neon faz toda a diferença no ambiente. (Foto:Divulgação)

Top