Cores indicadas para decorar cada ambiente

As cores são capazes de reforçar estilos e adicionar personalidade à decoração. Elas necessitam de combinações harmônicas para tornar os ambientes mais bonitos, charmosos…

Sala decorada com duas cores energéticas

As cores são capazes de reforçar estilos e adicionar personalidade à decoração. Elas necessitam de combinações harmônicas para tornar os ambientes mais bonitos, charmosos e agradáveis. Um dos maiores desafios na hora de decorar está em entender a compatibilidade das cores e como elas podem ser aproveitadas em cada espaço.

Com a incrível capacidade de determinar o estilo de cada ambiente, as cores são essenciais para criar uma identidade visual. Cada tom acaba exercendo um efeito especial e interferem até mesmo no comportamento dos moradores. Enquanto uma cor pode ser condutora de energia, a outra pode ajudar a manter o ambiente mais tranquilo.

A cor não atua isoladamente na decoração, ela recebe influência da luz para transformar cada ambiente da casa. Tenha em mente a psicologia das cores antes de desenvolver um projeto e saiba que, dependendo da composição, a monotonia do branco ou de uma cor neutra pode ser quebrada com muito estilo e empatia.

Colorindo cada cômodo da casa

– Sala de estar: as cores devem ser trabalhadas de forma equilibrada para reforçar a sensação de recepção. As visitas precisam se sentir acolhidas e relaxadas no ambiente, por isso não vale a pena sobrecarregar a sala com cores vibrantes. Experimente o vermelho, amarelo ou laranja para estimular pensamentos. Para afastar o estresse do espaço e acalmar as emoções, as cores verde e azul são as mais indicadas.

– Sala de jantar: o ambiente reservado para fazer as refeições precisa ser decorado com cuidado e sem exageros. Caso a proposta de decoração tenha seriedade, recomenda-se o uso do azul. Em ambientes mais íntimos, a melhor escolha consiste em trabalhar com o vermelho. Para provocar conversas agradáveis na sala de jantar, experimente usar o amarelo na decoração.

Quarto decorado com azul se ajusta a necessidade de relaxamento e descanso

– Quarto: escolha uma cor fria para relaxar e recuperar as energias, como é o caso do verde pálido ou azul. A pessoa que gosta de ser notada e deseja decorar um espaço com mais ousadia, pode dar preferência ao vermelho no cômodo. Nos quartos infantis recomenda-se tomar cuidado com as cores fortes até que a criança complete 18 meses, afinal, o bebê pode ficar muito agitado.

– Cozinha: as cores usadas para decorar devem favorecer um clima de descontração e convívio. O uso do amarelo vai estimular as refeições rápidas, enquanto o rosinha e o pêssego facilitam a comunicação entre os moradores. O branco também é uma boa aposta para ampliar o ambiente e deixá-lo com uma aparência clean.

– Banheiro: cuidado com o excesso de cores ou detalhes em espaços pequenos, afinal, isso pode sobrecarregar a decoração. Evite cores muito escuras e prefira as tonalidades que ajudam a criar um clima de relaxamento.

Banheiro decorado com cores neutras, no estilo clean

Top