Cores fortes na cozinha: dicas

Decorar é uma arte e, para que os ambientes fiquem aconchegantes e agradáveis ao olhar, é preciso saber como escolher cores, objetos e móveis…

Decorar é uma arte e, para que os ambientes fiquem aconchegantes e agradáveis ao olhar, é preciso saber como escolher cores, objetos e móveis que combinem, entre si. Além disso, a forma como os móveis são dispostos ajuda a valorizar o espaço disponível. Muitas vezes, tal espaço é pequeno, principalmente nas cozinhas. É por isso que muitos optam pelas cores suaves, como forma de conferir a sensação de amplitude aos ambientes. Mas as cozinhas, em sua maioria, também são claras por uma questão de associação entre os tons suaves e a limpeza do local. Essa é a preferência de muitas pessoas. Entretanto, usar cores fortes na cozinha não compromete a sua aparência, nem tamanho. Basta saber escolher as cores e combiná-las com outras, dando equilíbrio ao lugar. Além disso, as cozinhas podem ficar bem mais sofisticadas com certas tonalidades ou, então, divertidíssimas.

O preto pode ser equilibrado com outras cores (Foto: Divulgação)

Cozinha preta

Já que estamos falando sobre cozinhas decoradas com cores fortes, vamos então citar a força do preto. Para muitos, pode ser inimaginável usar armários, mesa e outros móveis pretos, neste ambiente. No entanto, é possível deixar uma cozinha linda, sofisticada e agradável com esta cor. O segredo está em combiná-la com outras cores. A combinação clássica é feita com preto e branco. No entanto, outros tons mais suaves e até mesmo vibrantes podem quebrar um pouco a sensação de escuridão que o preto causa ao olhar. Na imagem acima, por exemplo, vemos uma cozinha onde predomina esta cor. Mas os moradores investiram em tinta branca e azul vibrante, nas paredes, além do piso claro. O resultado ficou equilibrado.

Mescla de branco e vermelho (Foto: Divulgação)

Outras cores fortes na cozinha

Inúmeras outras cores podem ser usadas, na decoração, para que se alcance um visual agradável aos olhos. As cozinhas coloridas são opções bastante interessantes para a decoração. É possível aplicar um determinado tom, nas portas dos armários, no gabinete da pia e nas mesas, equilibrando-a com outras cores suaves. Uma boa ideia é colocar pisos, parede e pia brancos, investindo em outras cores, nos móveis. Fica divertido, moderno e equilibrado.

As cores se equilibraram com a pedra da pia (Foto: Divulgação)

Outra opção é mesclar a cor dos móveis com pisos e azulejos que contenham detalhes diferentes. A imagem acima ilustra muito bem esta dica. Ficou perfeita a escolha da cor azul para os armários e as portas da pia, que foram combinados com um trabalho de patchwork nos azulejos. Os ladrilhos hidráulicos são coloridos e estão super em alta. Para quebrar um pouco a cor forte, foi escolhida uma pia em pedra branca. O mesmo poderia ter sido feito com pastilhas.

Leia Também:  Estresse atrasa o crescimento, diz pesquisa

Cozinhas vermelhas, verdes, amarelas e de inúmeras outras cores podem ser criadas e o resultado é sempre surpreendente. É preciso saber equilibrar os tons e, é claro, ter coragem para mudar.

Veja mais exemplos com cores: Mistura de cores berrantes na decoração

Confira outros cômodos: Decorar a casa com cores fortes: dicas, fotos

Top